Veja como ficou o Chevrolet Vectra 2009
Chevrolet melhora motor e visual do modelo para mantê-lo competitivo no segmento. Versão se chamará Next Edition
Você, leitor, que acompanha o AUTOO viu nesta manhã como ficará o Vectra 2009, que será lançado na semana que vem em Florianópolis nos dias 16 e 17. Nesta noite de segunda-feira (9), a General Motors decidiu liberar uma foto do modelo talvez motivada pela semelhança de nossa fotomontagem, baseada em descrição de quem viu o modelo.
Em relação a ela, só não previmos a mudança do friso cromado da lateral, que saiu da barra das portas para decorar a base das janelas. De resto, é o praticamente o mesmo carro, mas há uma novidade, o nome. O carro foi batizado como Vectra Next Edition, no estilo da rival Honda, que chama seus veículos de "new" Fit e Civic.
As fotos mostram como o Vectra 2009 ficará com a nova grade baseada no estilo trazido pelo Captiva. Não se trata, claro, de um design feito do zero e, sim, uma adaptação, já que os custos foram levados em conta. Também na frente do modelo é possível notar o novo desenho do parachoque, com vincos que lembram os do Golf atual. O capô perdeu a linha que ia de encontro aos faróis que, aliás, são os mesmos.
Na parte traseira, o logo está maior e sem o aro prateado. De resto, é o mesmo carro. Na lateral, poucas mudanças, exceto pelos repetidores de direção no retrovisor e pelas novas rodas, no caso da versão Elegance e Elite.
Por falar em Elite, a versão 2.4 deixa de existir – apenas o motor 2.0 equipa o Vectra a partir de agora. E ele ganhou mais cavalos de potência: está com 140 cv com álcool e 133 cv com gasolina, mas continua chamado de Flexpower, embora o logo tenha sido suprimido da carroceria.
Novo grafismo e bancos no interior
Pelo que nos foi informado, o Vectra pouco foi alterado no interior. O painel de instrumentos tem novo grafismo e os bancos mudaram de padronagem. O rádio incorpora as entradas para iPhone, USB e SD Card e fala-se em novos porta-objetos, mas não conseguimos imaginar onde a Chevrolet encontrou espaço para isso, devido às dimensões limitadas do carro.
A intenção da marca é tornar o Vectra um sedã mais acessível já que brigar de frente com os japoneses Corolla e Civic não tem dado resultado. Por isso, o Elite, top de linha, terá preço para concorrer com as versões intermediárias do Toyota e do Honda, por exemplo.
Última mudança antes da aposentadoria
Pelo que se comenta nos bastidores, esta será a última mudança vista nesta geração do Vectra. Provavelmente, em 2010, a Chevrolet lançará no Brasil seu novo sedã médio, baseado no Cruze, um belo modelo projetado originalmente na Coréia do Sul. Ele usará a base do Opel Astra, que será revelado este ano, mas com menos equipamentos. Ainda assim, será um carro muito mais moderno que o Vectra. E deve ganhar um novo nome porque o Vectra passará a fazer o papel de sedã de entrada, aposentando o Astra Sedan.
Já o Astra hatch e a Zafira podem ter uma sobrevida um pouco maior. Os dois, inclusive, receberão o novo motor 2.0 de 140 cv até maio, para se enquadrar na nova legislação ambiental.