Veja 5 picapes e furgões usados de até R$ 35 mil para trabalhar em 2024

Bons, bonitos e baratos, utilitários de segunda mão podem ser um bom negócio, mas é bom verificar se a manutenção está em dia
Picapes leves

Picapes leves | Imagem: Divulgação

Caso você queira comprar uma picape 0 km para trabalhar, terá de desembolsar entre R$ 98 mil e R$ 105 mil, valor pedido por uma Volkswagen Saveiro e Fiat Strada em suas respectivas  versões de entrada.

VEJA TAMBÉM:

Por outro lado, o mercado de picapes usadas e seminovas pode ser uma alternativa e é o que muitos têm seguido. Pelo menos é o que mostra a Fenabrave. No acumulado de 2023 foram vendidos 1.563.955 unidades, um salto de 3,65% comparado com 2022 com 1.508.838 veículos.

Aproveitando o momento de vendas em alta de picapes e furgões usados, separamos 5 modelos de marcas diferentes que custam até R$ 35 mil para trabalhar. Confira. 


1- Peugeot Hoggar X-Line 1.4 flex 2014 - R$ 30.825 (FIPE)

Peugeot Hoggar
Peugeot Hoggar foi uma tentativa da marca francesa a brigar no mesmo segmento da Fiat Strada e VW Saveiro
Imagem: Divulgação

Se você quer espaço de sobra na caçamba, a picape da Peugeot não vai te desapontar. Com seus 1.151 litros a capacidade de carga é de 660 kg), ela deixa picapes maiores morrendo de inveja, como é o caso da Chevrolet S10 que comporta 1.140 litros (750 kg de capacidade de carga).

Por outro lado, a Hoggar traz alguns inconvenientes como o estepe fixado fora do veículo que facilita a ação de furtos, além de manutenção mais dispendiosa e peças mais caras. Portanto, vale a pena pesquisar bastante e ver unidades que foram revisadas e muito bem cuidadas nesses 10 anos de fabricação.

O conforto é muito bem elogiado, graças à configuração da suspensão traseira independente, mas seu motor 1.4 flex (82/80 cv e 12,8 kgfm) é fraco para a proposta do carro. Em contrapartida, traz um consumo aceitável chegando a fazer até 9,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. 

No conforto, o modelo básico traz apenas direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem manual de altura.


2- Chevrolet Montana Combo flex 2010 - R$ 31.156 (FIPE)

Chevrolet Montana Combo
Chevrolet Montana Combo vem com uma cobertura na caçamba que a transforma em um pequeno furgão
Imagem: Divulgação

Manutenção barata, robustez mecânica, espaço interno privilegiado estão na cartilha da Montana que está entre nós há mais de 20 anos.

Com tantas versões e configurações, o utilitário da Chevrolet é um dos poucos a ofertar a opção baú (Combo), lançada a partir de 2007. Pode ser uma alternativa interessante para você que pretende fazer pequenas entregas com espaço privilegiado e com a vantagem de ficar protegido da chuva e poeira. São incríveis 3.300 litros de espaço com capacidade de carga de 680 kg, números superiores aos da Fiat Fiorino com 3.200 litros de espaço e 620 kg de carga útil.

O motor é o 1.4 Econoflex da linha Corsa e Meriva, que rende 105/99 cv de potência e 13,4/13,2 kgfm de torque a apenas 2.800 rpm. Quanto ao consumo, com gasolina o Combo faz 9,6 km/l no ciclo urbano e 10,6 km/l no rodoviário.

O senão vai para o acabamento com plásticos fáceis de riscar e volante que descasca com facilidade. No entanto, apesar de ser raro no mercado, o Combo pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio próprio.


3- Ford Courier 1.6 L Combo flex 2013 - R$ 34.180 (FIPE)

Ford Courier Van
Ford Courier Van é uma versão simplificada de um furgão feito com base na picape
Imagem: Divulgação

A picape da Ford surgiu em 1997 com a missão de substituir a Pampa e assim como a concorrente Montana, também chegou a oferecer uma variante furgão para rivalizar com a Fiat Fiorino. Batizada de Van, ela chegou em 2006 equipada com o mesmo motor da picape, o 1.6 (107/96 cv e 15,6/14,8 kgfm a 4.250 rpm). Injustiçada, toda a linha Courier deixou o mercado em 2013. E para piorar a situação, a Ford encerrou a produção de todos os seus veículos no Brasil em 2021, o que fez com que muitos deixassem de confiar na marca. A escassez de peças também é um ponto negativo, ainda que ela compartilhe muita coisa do hatch Fiesta.

Em contrapartida, o volume de carga é um dos melhores com 3.000 litros, só perdendo para a Montana com 200 litros a mais,  porém a da Courier Van tem maior capacidade de transporte, 676 kg contra 620 kg do modelo da Chevrolet. 

O consumo também é elogiado fazendo até 10 km/l no perímetro urbano e 14 km/l no rodoviário, tornando-se um dos modelos mais econômicos dessa linha de usados e seminovos para comprar.


4- Fiat Strada Working 1.4 Fire flex CS 2011 - R$ 34.212 (FIPE)

Fiat Strada Working
Fiat Strada Working: versão mais voltada ao trabalho pesado do modelo líder de vendas do segmento até hoje
Imagem: Divulgação

A picape mais vendida do Brasil está entre nós desde 1998 e continua presente entre as favoritas e a culpa disso está na robustez mecânica, peças e mão de obra barata, confiabilidade da marca, ampla rede de autorizadas, economia de combustível entre outros predicados.

Em 2009 surgiu a Working que como o próprio nome define é voltada para o trabalho. Por isso, o motor 1.4, apesar de não ter o mesmo desempenho do Courier Van 1.6, não é de todo ruim. São 86/85 cv e torque de 12,5/12,4 kgfm a 3.500 rpm. Mas não espere o mesmo compartimento de carga da Hoggar. A Strada tem 1.100 litros, 140 litros a menos que a picape da Peugeot. A capacidade de carga útil, por sua vez, é de 705 kg, ou 45 kg a menos em relação ao da Hoggar. 

No consumo, a Strada leva ligeira vantagem com 9,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina comparada à da Peugeot.

Outro ponto a ser pensado é que o representante da Fiat está entre os modelos mais visados. Portanto, nada de andar sem fazer seguro.


5- VW Saveiro Titan 1.6 MI flex 2010 - R$ 34.753 (FIPE)

Volkswagen Saveiro Titan
Volkswagen Saveiro Titan versão mais simples da picape que deverá sar lugar a outra picape da marca em 2026
Imagem: Divulgação

A Saveiro é uma velha combatente de guerra entre os brasileiros e com suas inúmeras versões e motores, com até R$ 35 mil de orçamento para compra de um utilitário usado, sugerimos a Titan que já traz motor 1.6 flexível de 99/97 cv e 14,4/14,1 kgfm a 3.00 rpm de torque. É um show à parte em termos de desempenho, pois dados de época trazem uma das melhores médias de consumo da categoria fazendo 11,3 km/l no ciclo urbano e inacreditáveis 16,5 km/l no rodoviário. 

Mas a caçamba é pequena considerando que a picape tem 4,45 m de comprimento. São 859 litros de volume, ou 241 litros inferior ao da principal concorrente Saveiro (1.100 litros). Já a capacidade de carga declarada é de 700 kg, quase os mesmos 705 kg do carro da Fiat. Aliás, assim como ela, a da Volks também oferece robustez mecânica, ampla rede de autorizadas, manutenção e peças mais em conta, porém é no seguro que a Saveiro desaponta, sendo um dos mais caros da categoria.

Mas é também mais completa que a versão Working da Strada, trazendo faróis com máscara negra, santantônio, iluminação de caçamba, brake light e rodas aro 14 polegadas, entre os itens de série. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Picapes leves

Picapes leves

Ford Courier Van

Ford Courier Van

Peugeot Hoggar

Peugeot Hoggar

Chevrolet Montana Combo

Chevrolet Montana Combo

Volkswagen Saveiro Titan

Volkswagen Saveiro Titan

Fiat Strada Working

Fiat Strada Working

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.