Veja 10 dicas infalíveis para cuidar do carro e não ter problemas com tempo quente
Com um pouco de dedicação e cuidado, é possível manter o veículo conservado e ainda economizar dinheiro
Não tem jeito, chega o final de ano e as pessoas só querem se preparar para pegar a estrada e viajar. O problema é que elas acabam deixando a manutenção do carro em segundo plano, o que deve ser redobrada nessas épocas típicas de calor intenso, ainda mais com as temperaturas acima da média que têm sido registradas ultimamente.
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A simples falta de calibragem correta dos pneus pode transformar as férias numa experiência frustrante. Para que isso não atrase a sua vida e a das demais pessoas, vale dedicar um pouco de tempo e dinheiro para fazer a manutenção correta do veículo. Lembre-se que a prática irá reverter no futuro e ajudar a salvá-lo de um grande sufoco.
Para isso, listamos 10 dicas simples e infalíveis para te ajudar a ter uma experiência segura e tranquila nas suas férias de verão. Confira.
1- Manutenção do sistema de arrefecimento
No perímetro rodoviário, o motor do carro é submetido a um esforço maior ao urbano e, nesse caso, é de vital importância verificar o nível do líquido de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento.
Atente também a possíveis vazamentos, bem como o estado das mangueiras e abraçadeiras do radiador e lembre-se de dar prioridade a fluidos que já vem com a proporção de 50% de água desmineralizada e 50% por aditivo a base de etileno glicol.
2- Manutenção do ar-condicionado
O sistema do ar-condicionado automotivo conta com uma infinidade de peças que o compõem tais como bobina magnética, evaporador, caixa de água, chicote elétrico, termostato, compressor, filtro, muffler, entre outros.
O mais importante para manter a eficiência é checar se não tem vazamento do gás refrigerante que tem como função refrigerar o ambiente. É dele a responsabilidade de transferir o calor da unidade evaporadora (ambiente interno) para a unidade condensadora (ambiente externo). Vale ressaltar que a manutenção do sistema é simples.
No entanto, o básico e mais comum é verificar frequentemente as mangueiras e a pressão do gás, e realizar a troca do filtro. Ar-condicionado parado estraga muito mais. Por isso, especialistas recomendam usá-lo por pelo menos uma vez por semana por cerca de 10 minutos para garantir o bom funcionamento do aparelho.
3- Cuidado com os filetes do desembaçador traseiro
Apesar de muitos não darem a devida importância ao desembaçador do vidro traseiro - presente na maioria dos carros - a falta de cuidado pode acarretar na falta de visibilidade em dias mais quentes e chuvosos.
Formado por filetes térmicos, eles ajudam a aquecer estes filamentos e a desembaçar o vidro traseiro. No entanto, para que a sua função seja cumprida, é preciso alguns cuidados básicos.
Ao limpar a parte interna do vidro, use apenas um pano levemente umedecido de microfibra com água e só.
Caso não esteja funcionando, leve imediatamente a um auto-elétrico que poderá alegar um fusível queimado ou fiação solta. Vale lembrar que as películas traseiras quando não retiradas com cuidado, também podem danificar o desembaçador por conta da cola, que juntamente com a película ao ser puxada, pode arrancar os filetes do dispositivo.
4- Uso de película solar
Há quem goste e há quem não goste de usar as películas solares, o popular insulfilm. No entanto, uma coisa é certa. Assim como acontece com os vidros escurecidos, as películas solares também reduzem o calor. Isso é explicado porque reduz a entrada de raios UV.
Só para se ter uma ideia, algumas delas chegam a valores de isolação acima de 90% e facilitam a eficiência do trabalho do ar-condicionado. No entanto, é sempre bom ficar atento ao que a lei determina: para-brisas, transparência mínima de 75%; vidros laterais dianteiros, transparência mínima de 70% e demais vidros, transparência mínima de 28%.
5- Uso de protetores solares de para-brisa
Outra dica simples e barata é o uso de painéis refletores, ou protetores solares de para-brisa, que irão garantir que o interior do carro não fique tão quente, além de evitar que o calor intenso acabe danificando itens do painel feitos de plástico e os tecidos do revestimento interno.
Feitos de papelão e cobertos de um material metalizado, eles garantem a irradiação solar e são super simples de serem instalados: são dobráveis e podem ser colocados pendurados ou apoiados sobre o retrovisor interno. Existem também os do tipo retráteis de tecido e presos por ventosas que também cumprem bem a função de reter o calor interno. Alguns deles chegam a bloquear até 80% da radiação UV.
6- Lavagem do carro
Ao lavar o carro, procure fazer isso sempre protegido dos raios solares. Quando não for possível, dê preferência para lavá-lo logo pela manhã, já que a incidência de calor é menor.
Acontece que o detergente ou xampu automotivo acaba secando muito rápido sobre a pintura em climas típicos de verão e pode ocasionar manchas se não enxaguar a tempo. Se for possível, peça a ajuda de alguém para ajudar na limpeza. Enquanto um está molhando a superfície, o outro já aplica o detergente e, em seguida, o primeiro já faz o enxágue imediatamente.
7- Uso de cera na lataria
O verniz, tanto para pinturas metálicas ou sólidas, está acima da pintura para proteção contra ataques químicos, micro riscos e, principalmente, raios solares. Quando muito exposta aos raios solares, pode superaquecer e causar queimaduras. Sendo assim, o ideal é evitar estacionar em locais abertos para não causar danos, ou se isso não for possível, utilizar capas de proteção.
As ceras protetoras de boa qualidade também são uma grande ajuda e funcionam muito bem em qualquer tipo de pintura. Uma cera comum, por exemplo, tem a durabilidade de um mês, em média. Assim, aplicar uma cera por todo o carro mensalmente ajuda a protegê-la, além de conferir um brilho a mais ao veículo.
8- Limpeza do para-brisa
Antes de pegar a estrada, dê uma boa lavada no para-brisas. Para isso, especialistas como do Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100% recomendam usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro. Detergentes, querosene e quaisquer tipos de sabão, nunca!
Esses produtos danificam a peça, comprometendo o seu funcionamento e reduzindo sua durabilidade. Para a limpeza das borrachas dos limpadores, quando for necessário, basta apenas passar um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas, sempre com cuidado para não danificar os braços do limpador durante o processo.
9- Troca das palhetas do limpador de para-brisas
Aparentemente imperceptíveis, o motorista só se lembra das palhetas do limpador do parabrisa quando precisa acioná-las, aí pode ser tarde demais. Mesmo em dias de calor intenso, as pancadas de chuvas no final da tarde costumam aparecer e já pensou se elas não estão funcionando corretamente?
Por isso, providencie e deixe sempre um jogo de reserva guardado no carro para prevenção. Compre só de marcas conhecidas no mercado e fuja desses camelôs que ficam vendendo nos semáforos cuja qualidade é de origem duvidosa.
10- Calibragem correta dos pneus
Um mesmo modelo de pneu pode estar comprometido antes dos 30.000 km ou chegar em boa forma aos 50.000 km, de acordo com especialistas da Continental Pneus.
Uma das principais razões está na calibragem correta. A própria temperatura também influencia na pressão, considerando que o pneu aquecido pode aumentar a calibragem pela dilatação do ar. Só para se ter uma ideia, em dias quentes a pressão de cada pneu durante a rodagem pode variar até 8 libras.
A dica então é simples, calibre logo pela manhã e com os pneus devidamente frios. Respeite a calibragem de acordo com o que recomenda cada manual do proprietário.
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