Veículos da GM estreiam airbag central
Equipamento foi criado para garantir mais segurança aos ocupantes dos assentos dianteiros em colisões laterais
Se você acha que as montadoras não tem mais onde embutir airbags na cabine de um automóvel, está enganado. A GM passa a equipar alguns de seus veículos com um airbag dianteiro central, criado para proteger os ocupantes dos assentos dianteiros durante uma batida lateral. O inflável, embutido na lateral do banco do condutor, também evita que motorista e passageiro se choquem um contra o outro.
No momento de uma colisão, a bolsa de ar se expande posicionando-se no centro do veículo. O equipamento foi apresentado em 2011, no entanto, apenas neste ano se tornou realidade.
O novo equipamento já está presente nas versões de entrada do Chevrolet Traverse, Buick Enclave e GMC Acadia, vendidos apenas nos Estados Unidos. O airbag central foi desenvolvido pela GM em parceria com a fornecedora de peças Takata Corporation e levou três anos para ficar pronto.
Risco de morte reduzido em 30%
Os primeiros airbags surgiram na década de 1980 e, desde então, as bolsas de ar deixaram de ser apenas frontais para ocuparem os mais diversos locais da cabine dos automóveis modernos.
O novo Mercedes Classe S 2014, por exemplo, conta com airbags frontais, laterais ou de cortina, instalados nos cintos de segurança e também na altura das pernas, que evitam que os ocupantes escorregarem por baixo do cinto.
Já o Volvo V40, que será lançado no início de junho no Brasil, traz um airbag que protege os pedestres por meio de uma bolsa instalada na linha do para-brisa. Na dianteira do veículo há sensores que, ao detectarem o impacto de atropelamento, acionam o dispositivo, que infla imediatamente.
Feita de um fino tecido de náilon facilmente dobrável, a bolsa do airbag infla com uma velocidade aproximada de 320 km/h, mais rápido que um piscar de olhos. E, de acordo com as estatísticas de trânsito, a presença do equipamento reduz em torno de 30% o risco de morte em uma colisão frontal direta.
Desde o ano de 1998, todos os novos automóveis vendidos nos Estados Unidos são, obrigatoriamente, equipados com as bolsas de ar frontais. No Brasil, o equipamento será exigido para os novos veículos apenas a partir de 2014.
Verja como funciona o airbag central da GM: