Veículo 4x4 'raiz', Troller T4 chega à linha 2020
Jipe cearense passa a custar a partir de R$ 140,9 mil na versão com pintura sólida
O T4 é um veículo raro no mercado brasileiro. Além de ter sido criado no próprio país, o jipe é um dos poucos modelos genuinamente 4x4 à venda por aqui. Sua fabricante, a cearense Troller, foi assumida pela Ford em 2007 e desde então o T4 passou a ter um padrão de construção mais elevado sobretudo a partir de 2014 quando a segunda geração foi lançada.
Mas o mercado de automóveis no Brasil tem mudado e o que antes era uma vantagem hoje acaba sendo um delimitador de demanda, suas características off-road e rodar mais, digamos, “rústico”.
Por essa razão, a Troller vive um período de estagnação nas vendas: desde 2015 são emplacados cerca de 1.500 veículos por ano e em 2019 esse quadro não deve mudar, mesmo com o lançamento da linha 2020 do T4. A novidade se resume ao um novo padrão de cores – cinza escuro – que se junta a outros cinco tons. Por dentro, o mesmo cinza passou a ser aplicado ao painel e apoios laterais.
Na parte mecânica, o T4 permanece o mesmo, um veículo com chassi separado da carroceria em fibra de vidro, estrutura metálica tubular que recebe um motor 3.2 Diesel, com cinco cilindros, 200 cv e 47 kgfm de torque ligado a uma transmissão manual de seis velocidades. A tração 4x4 possui acionamento eletrônico e as opções 4x2, 4x4 Low e 4x4 High, além de diferencial traseiro autoblocante.
O problema é que o preço do Troller é para poucos. A linha 2020 do T4 custa a partir de R$ 140.900 (pintura sólida), valor que sobe para R$ 141.778 com pintura metálica ou perolizada. É quase o mesmo que custa um Renegade Trailhawk 2.0 diesel 4x4 (R$ 145.990), um veículo bem mais sofisticado, embora esteja bem longe de ser um “jipe” (apesar de ser um Jeep).
Claro que a clientela do T4 é de fãs do off-road e que certamente torce o nariz para os SUVs de supermercado. O problema é que até a Jeep não vive apenas de Wrangler – o modelo que mais se assemelha ao Troller, mas que custa R$ 100 mil a mais.
Ou seja, o T4 2020 não deve mudar o panorama de vendas atual, cuja média mensal oscila entre 70 e 120 veículos.