Vazam imagens da nova geração do Audi A3 Sedan
Demanda do mercado chinês faz com que a montadora desenvolva uma carroceria com entre-eixos alongado e mais espaço interno
A China é um país que se motorizou relativamente tarde e isso gerou uma “anomalia” em seu mercado. Muitos compradores não sabem dirigir ou não têm interesse em guiar, mas apreciam um bom banco traseiro para viajar com conforto. É por isso que, naquele país, diversos sedãs recebem versões alongadas.
E Audi não é exceção a tal regra. Depois de apresentar a nova geração do A3 Sportback (hatch de cinco portas) na Europa, é esperado que as mudanças geradas pela adoção da mesma plataforma da oitava geração do Volkswagen Golf cheguem também ao A3 Sedan quando ocorrer a mudança de arquitetura.
Antes mesmo de o três volumes fazer estreia na Europa, no entanto, foi flagrado na China o que pode ser uma versão já nos estágios finais de desenvolvimento do A3 Sedan alongado, o A3L. Exclusividade daquele mercado pelos motivos citados acima, nas fotos é possível ver que a porta traseira tem um aspecto ligeiramente alongado, para acomodar o entre-eixos maior e mais espaço para os passageiros que vão lá atrás.
Enquanto é provável que esse novo Audi A3 alongado use os mesmos elementos de cabine do A3 Sportback exibido na Europa, ainda não existem muitas informações a seu respeito. Sabe-se, no entanto, que o mercado europeu terá inicialmente três opções de motorização: 1.5 turbo a gasolina de 150 cv e o 2.0 turbodiesel podendo entregar 116 cv ou 180 cv.
Aqui no Brasil, o A3 Sedan é o segundo modelo mais vendido pela Audi, logo atrás do SUV compacto Q3.