Vale-Pedágio obrigatório será exclusivamente eletrônico a partir de janeiro

Nada mais de cartões, cupons ou papéis. Agora, será tudo feito com as TAGs eletrônicas
Pagamento de pedágio com cartão de crédito necessita da tecnologia NFC

Pagamento de pedágio com cartão de crédito necessita da tecnologia NFC | Imagem: Reprodução internet

A partir de 1º de janeiro de 2025, o Vale-Pedágio obrigatório vai entrar na era digital e será exclusivamente eletrônico. Isso mesmo: nada mais de cartões, cupons ou papéis. Agora, será tudo feito com as TAGs eletrônicas.

VEJA TAMBÉM:

Novo sistema de pedágio no Brasil enfrentará vários desafios, diz especialista

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) através da Resolução nº 6.024, e está sendo implementada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) no Estado de São Paulo. A ideia é simplificar, modernizar e trazer mais eficiência para quem vive na estrada.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Mas o que isso muda na prática? Com as TAGs, a passagem nas praças de pedágio será muito mais rápida e tranquila. Você já não vai precisar ficar na fila nem perder tempo com pagamentos manuais. Isso significa mais agilidade no seu trajeto, mais economia de tempo e uma logística mais previsível.

Sistema Free Flow trará ganhos de fluidez nas estradas
Sistema Free Flow trará ganhos de fluidez nas estradas, sem longas filas para pagamento do pedágio
Imagem: Agência Brasil

Além disso, essa novidade garante mais segurança para o motorista e para a carga transportada. O sistema eletrônico melhora a fiscalização do pagamento antecipado do Vale-Pedágio obrigatório, oferecendo mais conformidade com as regras e, facilitando a vida tanto dos transportadores quanto dos embarcadores.

E tem mais: essa mudança já se conecta às novas tecnologias, como o pedágio automático Free Flow, que está chegando para deixar as rodovias ainda mais modernas.

 

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.