Vai comprar um carro em 2017? Vale a pena esperar por esses modelos
De maio até dezembro, a indústria prepara o lançamento de modelos bem interessantes no país para este ano
Com a economia dando sinais de que esboça uma reação e caminha para um ano de 2018 mais estável, as montadoras estão animadas para cumprir seu intenso calendário de lançamentos neste ano. Afinal, com crise ou sem, o mercado é movido a novidades e não é possível ficar parado.
Se você pensa em comprar ou trocar de carro ainda neste ano, vale a pena esperar por ótimas novidades que prometem aquecer vários segmentos. Para o fim de maio, com a chegada às lojas em junho, está previsto o lançamento do Fiat Argo. O modelo é considerado uma das grandes apostas da Fiat para ganhar fôlego no cada vez mais concorrido mercado brasileiro.
O Fiat Argo aposta em uma tendência cada vez mais forte para o segmento de hatches, no caso modelos ligeiramente maiores que os compactos, que ofereçam bom espaço interno e porta-malas girando na casa dos 350 litros. O Argo vai ocupar o lugar deixado pelo Punto, mas talvez caiba a ele atender também os clientes que até então entravam em uma concessionária Fiat buscando o médio Bravo, que nunca foi um sucesso de vendas e já foi descontinuado. Até mesmo as versões mais caras do Palio deverão dar adeus após a estreia do Argo, mostrando como o modelo deverá ser relevante para a linha Fiat daqui para frente.
Segundo alguns rumores, o Fiat Argo poderá receber até mesmo o motor 1.0 Firefly com 3 cilindros em sua versão mais acessível, algo que julgamos difícil de ocorrer considerando o porte do modelo. É bem mais provável que o Argo de entrada traga o motor 1.3, também da nova família Firefly, com as opções manual e automatizada (Dualogic). Acima dessa configuração ficarão as opções 1.8 16V manual e automática de 6 marchas, essa sim com um câmbio com conversor de torque e oferecendo mais conforto. Uma variante Sporting, de apelo esportivo, opção com grande procura nesse segmento, também deve figurar nos planos.
Além do Argo, a Fiat prepara um sedã derivado do mesmo projeto, até o momento conhecido como X6S. A ele caberá substituir o Linea como uma opção de sedã compacto-médio, nos moldes do Honda City. Assim como deverá ocorrer com o Fiat Palio, que deve ter um breve momento de vida em suas versões de entrada, o mesmo caminho poderá ser adotado pelo Fiat Grand Siena. Atualmente na 5ª posição do ranking de vendas, o Fiat Grand Siena sofre com a concorrência de produtos mais recentes como Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S, dentre outros. A previsão é que o fruto do projeto X6S também chegue às lojas até o fim de 2017.
Outra novidade que promete ser o arquirrival do Fiat Argo será o resgate do Volkswagen Polo no Brasil. Outra grande aposta de uma marca tradicional por aqui, mas que vinha sofrendo com o avanço da concorrência, a Volkswagen promete dar uma resposta aos concorrentes em grande estilo. Projetado sobre a nova plataforma MQB A0, o Volkswagen Polo terá um concepção semelhante à do Fiat Argo, com foco no bom espaço interno e capacidade de carga no porta-malas suficiente para atender às necessidades de uma família pequena. O raciocínio é mais do que lógico, uma vez que, com a participação cada vez menor dos hatches médios na lista de compras dos clientes e o avanço dos SUVs, caberá aos hatches “compactos premium” lidar com um público mais amplo de consumidores.
Além da arquitetura moderna, que deverá entregar bom nível de segurança como é visto no Golf e a adoção de equipamentos que em breve serão obrigatórios como o controle de tração, podemos esperar no Volkswagen Polo 2018 um conjunto mecânico bem interessante, com destaque para o motor 1.0 TSI. Com turbo e injeção direta, o propulsor oferece uma boa gama de calibrações para potência e torque e se destaca pelo ótimo compromisso de baixo consumo e bom desempenho.
Em conjunto com o Polo, a Volkswagen também tem no irmão de projeto, o Virtus, sua resposta para o mercado de sedãs. De uma só vez a marca deverá colocar o Virtus no lugar do Voyage e ganhar condições para disputar mercado com o Honda City, modelo que conquistou uma boa base de clientes no Brasil. O Virtus também deverá ser lançado em 2017, provavelmente no segundo semestre. A nova família da Volkswagen ficará completa em 2018, quando se juntarão ao Polo e ao Virtus o SUV compacto T-Roc e a picape compacta-média posicionada acima da Saveiro.
Indo para o patamar dos modelos de entrada, um modelo aguardado é o Renault Kwid. Substituto do Clio e com uma proposta bem original, o Kwid abraça de vez a proposta “aventureira” e se destaca pela altura em relação ao solo mais elevada na comparação com rivais como o Fiat Mobi, por exemplo. Sabendo da predileção dos brasileiros pelos modelos “off-road light” a Renault pode acertar na receita. Por aqui o Kwid contará com motor 1.0 com 3 cilindros e seu foco será na economia de combustível e baixo custo de manutenção, dois atributos fundamentais para um modelo obter sucesso nesse segmento.
Ainda na Renault, o SUV grande Koleos é uma aposta da marca em um patamar mais alto, no caso beirando os R$ 200.000. Com bom espaço interno, nível de acabamento superior e uma lista de equipamentos que contempla até sistema de som com a grife Bose, ele será uma opção mais elegante, por assim dizer, para quem precisa de um modelo com o porte de um Toyota SW4 ou um Chevrolet Trailblazer, mas quer algo mais sofisticado para dirigir. A picape média Alaskan, que era cotada para este ano, deverá ficar mesmo para o início de 2018.
Entre os SUVs médios, uma estreia aguardada para o segundo semestre é o Chevrolet Equinox. A marca confirmou a chegada do modelo, que entra no lugar do Captiva. Com um projeto moderno, compartilhando vários elementos com o Cruze, um dos destaques do Equinox será a gama de motores, composta pelo 1.5 turbo de 170 cv e o 2.0 turbo de 252 cv, o que faz mais sentido em chegar por aqui. Se a GM decidir arrojar, uma excelente ideia seria importar o modelo também com o 1.6 turbodiesel, tipo de propulsor que nenhum concorrente oferece no segmento hoje em dia. Com um generoso porta-malas de 846 litros, o Equinox deverá entregar ótimo espaço interno.
Na linha dos SUVs compactos, o segmento que está fervilhando hoje em dia, teremos boas novidades em breve. A primeira delas será o amplo facelift para o Ford EcoSport, cotado para ser revelado já no próximo mês. Além de um novo trabalho sobretudo no visual da dianteira, o EcoSport deverá receber um aprimoramento no acabamento interno e incorporar a central multimídia Sync 3, presente no Focus e no Fusion. Essa revitalizada no modelo deverá melhorar sua situação frente à dura concorrência de Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta.
Por fim, uma aposta para 2017 é o início das vendas do Citroën C4 Cactus. A novidade promete se destacar no segmento graças a soluções bem diferentes, um traço típico da marca, como as bolsas de ar nas laterais para evitar riscos e amassados na carroceria, e a ótima combinação entre o motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta, e o câmbio automático de 6 marchas. Segundo apuramos, a Citroën pode aproveitar o “boom” do segmento e acelerar o lançamento do C4 Cactus ainda neste ano, por isso achamos interessante colocá-lo nesta matéria, mas é mais provável que a estreia do modelo fique mesmo para o início de 2018.