Vai alugar carro no Carnaval? Confira 5 dicas para não se dar mal
Reservar com antecedência e pesquisar bem o preço são indicados para o feriado de folia
O feriado de Carnaval está chegando e muita gente vai passear com carro alugado. Mas é bom ficar atento para não pagar mais caro do que é necessário e também para não ter custos adicionais.
Também é importante ficar atento ao tipo de uso que será feito para que não haja problemas na hora da devolução. A Abla (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis) deu cinco dicas para quem vai usar o serviço de locação no feriado. Confira:
VEJA TAMBÉM:
1 - Pesquise o preço antes
Com a alta demanda por causa do Carnaval, muitas locadoras aumentam seus preços. O jeito, então, é pesquisar. “Boa parte das pessoas ainda tem em mente que só existem duas ou três empresas de aluguel de carros, porém o setor vai muito além. Conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação, havia 17.738 empresas aptas a locar automóveis no Brasil, ao final de 2022”, diz Paulo Miguel Jr., vice-presidente da entidade.
2 - Faça o seguro do carro
Não economize no seguro na hora de alugar. Em caso de furto ou acidente, a conta pode sair bem mais cara. “A orientação é que o cliente leia com atenção o contrato de locação para ter conhecimento prévio também da tranquilidade que a proteção pode oferecer para o período em que ficará com o automóvel”, afirma Miguel Jr.
3 - Reserve com antecedência
Alugar em cima da hora é sempre um problema. Além do risco de não encontrar mais unidades disponíveis, o preço é sempre mais alto. A Abla recomenda que a pessoa já faça a locação entre 20 e 15 dias antes da viagem.
4 - Não use o carro fora do propósito
O contrato de locação costuma proibir uma série de atividades que, caso aconteça, o locatário terá que arcar com multas ou até com o reparo do carro. Entre as atividades está fazer transporte remunerado de passageiros, rodar em locais proibidos como areia de praia, dunas e lugares com água, como riachos.
5 - Devolva nas melhores condições possíveis
Carro muito sujo, com cheiro de cigarro e com itens quebrados vão gerar uma cobrança adicional, seja pela limpeza ou pelo reparo dos itens. Também é importante devolver o carro com as chaves e os documentos ou eles também serão cobrados.