Utilitários da Fiat, Peugeot e Citroën ganham novos motores na linha 2025

Scudo, Expert e Jumpy trocaram motor 1.5 por 2.2 turbodiesel enquanto Fiorino e Partner Rapid passaram a vir equipado com o 1.3 Firefly para atender norma de emissões
Fiat Scudo 2025

Fiat Scudo 2025 | Imagem: Divulgação

Como era amplamente esperado, a Stellantis promoveu mudanças em seus principais utilitários na virada do ano, os furgões médios Scudo, Expert e Jumpy e os compactos Fiorino e Partner Rapid, que na linha 2025 passam a contar com novos motores.

A razão não envolve um gesto de bondade do grupo, mas sim atender às novas normas de emissões passaram a valer no dia 1º de janeiro.

O furgão Fiorino já havia sido flagrado em outubro andando com o motor 1.3 Firefly, que é bem mais eficiente que o famoso 1.4 Fire Evo, até então usado no modelo.

Assim como no hatch Mobi, a Fiat passa a oferecer a nova motorização, que gera 107 cv de potência e cerca de 13,5 kgfm de torque com etanol.

Fiat Scudo 2025
Fiat Scudo 2025 Imagem: Divulgação

Trata-se de um ganho de 31 cv e 11,7% a mais de torque. O consumo também melhorou: o Fiorino agora roda 8,7 km/l na cidade (etanol), 7,27% a mais. Já na estrada, um litro de etanol consegue rodar 9,6 km, ou 14,56% a mais.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A montadora também passou a adotar direção elétrica, sensor de temperatura externa e sensor de monitoramento da pressão dos pneus no furgão.

A Peugeot, que vende o Fiorino travestido de Partner Rapid, obviamente também atualizou seu modelo.

Peugeot Partner Rapid 2025
Peugeot Partner Rapid 2025 Imagem: Divulgação

Motor 1.5 sai de cena, entra um 2.2 turbodiesel

Os irmãos Scudo, Expert e Jumpy, por sua vez, o adotaram o motor 2.0 turbodiesel no lugar do antigo 1.5 litro turbodiesel.

Com isso, os modelos ganharam 30 cv extras de potência e 23% mais de torque - são 150 cv e 37 kgfm de torque disponíveis.

Segundo a Fiat, o Scudo 2025 pode rodar 12,4 km com um litro de diesel na cidade e 13,7 km na estrada - a melhora é de 4,2% e 15,1%, respectivamente.

Com mais força disponível, os utilitários viram suas retomadas ficarem mais rápidas, levando 7,5 segundos para ir de 60 a 100 km/h.

Fiat Fiorino 2025
Fiat Fiorino 2025 Imagem: Divulgação

O modelo já havia recebido uma atualização estética, que permaneceu igual na linha 2025.

O Scudo chegará às lojas nas versões Cargo e Multi enquanto o Fiorino, na versão Endurance. A Peugeot também prometeu disponibilizar as novas versões em breve.

Apenas a Citroën divulgou os novos preços do Jumpy: a Cargo custa R$ 219.990 e a Vitré, R$ 225.990.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis