Uno e Mobi ficam mais baratos na linha 2019

Fiat cria versões mais despojadas e rebaixa o posicionamento dos dois compactos após lançar o Argo de entrada
Fiat Uno 2018

Fiat Uno 2018 | Imagem: Divulgação

Vem de muito longe a opção da Fiat em mirar no público de menor poder aquisitivo. A marca italiana só chegou ao topo do mercado quando mudou o panorama da indústria ao investir nos carros populares com o Uno Mille. Mas bastou o consumidor ficar mais exigente, buscando mais equipamentos e veículos com estilo mais apurado para a montadora sofrer um imenso baque.

Sem seus medalhões como o Palio, Siena e Uno restou à Fiat investir numa nova linha de produtos, mais voltada a esse cliente exigente. O sucesso da picape Toro e as boas vendas do Argo e do Cronos atestam que houve de fato uma recuperação mas não o bastante para colocar a marca numa posição mais acima no ranking – hoje ela é a 3ª colocada, atrás da Chevrolet e da Volkswagen.

Por isso não causa estranheza a velha estratégia de vender carros básicos ter voltado. Primeiro foi com o Argo 1.0 lançado no mês passado. Por R$ 44.990 ele traz os itens mais desejados como ar-condicionado, trio elétrico e direção também elétrica e é quase R$ 3 mil mais barato que o Argo Drive 1.0.

Agora, a Fiat reposicionou os modelos abaixo do Argo. Mobi e o Uno passam a ser vendidos em versões mais baratas na linha 2019. É algo raro num mercado que geralmente não dá descontos de forma oficial.

O Mobi, modelo que sofreu para ganhar relevância no mercado, tem vendido até que bem, mas agora a Fiat quer brigar por um cliente que não possui mais que R$ 32 mil para investir. Para isso, o Mobi Easy 1.0 passa a custar R$ 31.990, cerca de R$ 3 mil mais barato do que antes.
A marca também acrescentou uma nova versão de entrada, Easy Comfort que traz ar-condicionado e rodas de aro 14 polegadas de aço. A versão Like também teve o preço reduzido para R$ 37.990 contra mais de R$ 40 mil anteriormente.

Já as versões mais equipadas seguem com o mesmo posicionamento e itens de série. A mais cara delas é a Mobi Drive GSR, com câmbio automatizado e preço de R$ 46.990.

Uno minguado

Nesse meio a Fiat ainda encontrou espaço para colocar o Uno. O velho compacto, um dos poucos sobreviventes do passado da marca, segue à venda agora em apenas duas versões, a Drive 1.0 por R$ 42.990 (com motor de 3 cilindros e também mais em conta) e a volta da versão Attractive 1.0 com propulsor 4 cilindros e um bom pacote de série que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, faróis com mascara negra, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, entre outros – seu preço é de R$ 39.990.

Para o Mobi, a mudança talvez ajude a ampliar suas vendas, que estão na casa das 4 mil unidades mensais. Já o Uno, espremido que está entre os dois carros, terá uma vida mais complicada. Embora seja melhor que o Mobi em vários aspectos, o hatch já anda com a imagem ultrapassada. Tanto assim que as vendas em 2018 têm sido modestas: 4,3 mil exemplares entre janeiro e maio.
Logo vamos descobrir se o desconto da Fiat funcionou.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis