Uno e March devem ressurgir como SUVs compactos
Fiat e Nissan preparam modelos crossovers para o mercado europeu e que podem dar sequência à dinastia Uno e Micra/March
Era março de 2012 e o ranking de veículos mais vendidos do Brasil passava por um momento curioso. Naquele mês o Uno foi o líder em emplacamentos, com 23,1 mil unidades vendidas, desbancando o então onipresente Gol, que havia obtido 21 mil veículos comercializados.
Não foi só isso. Em 15º lugar do ranking aparecia o Nissan March, o hatch compacto que a marca japonesa trazia do México e que bateu seu recorde de emplacamentos, com 4,6 mil unidades vendidas – número só não maior por falta de produtos.
Quase dez anos depois desse fenômeno passageiro, tanto o Uno quanto o March deixaram de ser produzidos no Brasil, o primeiro após 37 anos consecutivos.
Nascidos com uma proposta urbana, que conciliava um bom espaço com lista de equipamentos mais atraente, além de formas, digamos, lúdicas, os dois compactos aproveitaram o curto período antes da chegada do Onix e do HB20, modelos com estilo mais atraente e conteúdo ainda mais completo.
Hoje o público não busca mais veículos cuja essência é praticidade, economia e versatilidade, haja visto o fim do tão admirado Honda Fit.
A mudança, no entanto, não significa que Uno e March estão destinados as livros de história. Curiosamente, na mesma semana, Fiat e Nissan deram indícios de que os dois nomes podem ganhar uma nova vida.
A montadora japonesa foi mais clara quanto a isso ao revelar seus planos de novos produtos para a Europa com veículos eletrificados. Entre eles estará o sucessor do Micra, nome usado pelo March no Velho Continente.
A Nissan até deu uma prévia do que vem por aí, com as imagens e o vídeo que você vê aqui, um veículo crossover elétrico com inspiração em SUVs, é claro.
Construído sobre a plataforma CMF B-EV, o sucessor do March compartilhará soluções com o Renault 5, um pequeno elétrico da parceira francesa e que está previsto para lançamento em 2024. Ou seja, o March EV deve chegar pouco tempo depois e até lá saberemos se o projeto terá potencial global ou ficará restrito aos europeus.
Fiat Uno de volta à Europa
Mais no campo da especulação, a volta do Uno à Europa pode envolver um novo SUV compacto, baseado na mesma plataforma que deu origem ao novo Peugeot 2008 e ao Opel Mokka. E foi justamente um exemplar de testes desse último que despertou a curiosidade geral na semana passada.
Flagrado em testes no norte do continente, o Mokka seria uma ‘mula’ do futuro crossover da Fiat. Para a mídia europeia, essa versão italiana poderá ser batizada como ‘Uno’, fazendo ressurgir um nome que deixou o mercado em 1995.
Parece algo ainda distante, mas a boa imagem do modelo e a onda de renascimento de marcas clássicas pode ser um indício que o Uno voltará a ser um integrante do portfólio da Fiat na Europa, onde a montadora anda bastante aquém dos seu passado.
Ainda é cedo para dizer se um dia teremos os dois nomes de volta ao Brasil, mas não deixa de ser justo vê-los preservados após tantos anos de história.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024