Um raro Fusca azul Diamante 1971 que vale uma ''mina de ouro'' no Brasil
Com apenas 20 mil km rodados, "Fuscão" tem motor 1.500 de 52 cv que ainda esbanja muita saúde
O Volkswagen Fusca começou a ser produzido no Brasil em 1959, com mais de 50% de nacionalização de peças, após 9 anos do início da importação no país. Gradativamente, ele foi evoluindo, mas sempre mantendo o clássico motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar e suas linhas clássicas.
VEJA TAMBÉM:
- Museu do VW Fusca reúne exemplares únicos em São Paulo; veja vídeo
- 0 anos da volta do VW Fusca: modelo só tem se valorizado no mercado
Em 1970, o VW Sedan (o nome Fusca só passou a ser de fato adotado oficialmente em 1983) ganhou as primeiras mudanças significativas como adoção de cintos de segurança e extintor de incêndio.
No mesmo ano, foi incorporado o “Fuscão”, equipado com motor 1.500 de 52 cv e acabamento mais luxuoso em jacarandá. Como opcional, havia freios dianteiros a disco.
Além disso, a linha incorporou novas cores como a deste elegante Fusca, batizada de azul Diamante. Segundo nos contou Sizenando Coutinho Braga, é o único detalhe que foi mexido no exemplar 1971 à venda pela Garagem Brasil Antigos.
Raridade sobre rodas
Imagem: Reprodução/ Garagem Brasil Antigos
“É um modelo único de pouco uso e que tem apenas 20 mil km e pneus ainda originais de fábrica. A cor azul Diamante é uma das mais requisitadas por colecionadores”, revela.
Ele adquiriu de um colecionador que o manteve sempre guardado com muito cuidado para que a ação do tempo não o castigasse. Exceto pela pintura, que foi refeita nos padrões originais, os estofamentos, acabamento de portas e painel em jacarandá permanecem irretocáveis, sem trincas ou manchas.
O propulsor 1.500 de 52 cv ainda esbanja muita saúde e seu funcionamento linear nos remete às memórias afetivas repletas de boas lembranças de nossa infância.
O som característico do motor boxer trabalhando, o cheiro genuíno do acabamento do vinil e dos plásticos…tudo nos faz regressar a um lugar especial no passado que mexe bastante com o nosso lado emocional.
Por tudo isso, o valor deste importante representante da indústria automobilística nacional tem um preço: R$ 190 mil. Um Fusca azul Diamante tão raro que vale "ouro"!
O projeto
Imagem: Reprodução/ Garagem Brasil Antigos
O Fusca foi um projeto encomendado ao professor Ferdinand Porsche hoje um dos nomes mais aclamados nomes quando se fala em carros de alto desempenho.
A ideia do veículo, surgido nos anos 30, era de atender desde pequenas famílias até finalidades bélicas.
Inicialmente, surgiu com motor VW refrigerado a ar de 1,2 litro (1.131 cm³) de apenas 25 cv, que atingia a velocidade máxima de 100 km/h, suficiente para enfrentar as subidas com até 30% de elevação. Seu consumo médio ficava na casa dos 12,5 km/l.
Ainda assim, o carro teria câmbio de quatro marchas, sendo a primeira não sincronizada e um sistema elétrico de 6 Volts. O espaço para quatro pessoas era mais do que suficiente para as necessidades da época. Assim, o projeto KDF, – Kraft Durch Freude – ou traduzindo para o português, força através da alegria, estava para nascer.
Mas, somente em 1936, surgiram os primeiros protótipos, já prontos para serem comercializados. Os primeiros modelos vinham desprovidos de para-choques e vigia traseiro e possuíam uma estranha e curiosa entrada de ar.
As portas possuíam uma abertura em sentido anti-horário e eram desprovidas de lanternas e quebra-ventos. Em 1937, outros novos 30 projetos foram testados com o apoio da indústria automotiva alemã.
No ano seguinte, foi construída uma nova fábrica em Hanover, onde seriam produzidas algumas unidades do carro. O nome, surgido durante o nazismo na Alemanha, era Volkswagen, ou "Carro do Povo". Assim estava pronto um produto que virou uma lenda no mercado automobilístico.
Imagem: Reprodução / Garagem Brasil Antigos
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter