Uber vai colocar nas ruas carros sem motorista
Experiência, realizada em conjunto com a Volvo, será realizada nos EUA
Criando polêmica e muita discussão nos países onde passa a atuar, a Uber em conjunto com a Volvo vai ser a protagonista de um grande avanço envolvendo o mundo automotivo e o modo como nos deslocamos.
As duas empresas anunciaram nesta quinta-feira (18) a formação de uma joint venture avaliada em US$ 300 milhões para colocar nas ruas da cidade norte-americana de Pittsburgh uma frota com 100 unidades do Volvo XC90 prontas para rodas de forma autônoma em cerca de algumas semanas.
Não é segredo para ninguém que a Uber é uma das empresas que mais incentiva o avanço da tecnologia dos carros autônomos para “eliminar” um dos pontos que ainda gera grande dependência por parte da empresa: ter motoristas disponíveis e com interesse em oferecer veículos para o serviço de carona compartilhada.
A equipe de técnicos e engenheiros da Uber vai promover grandes aprimoramentos e mudanças na frota dos carros da Volvo, incluindo equipamentos como radares, sensores, câmeras, mais computadores e softwares dedicados e até mesmo dispositivos com a tecnologia Lidar (Light Detection And Ranging), que permite mensurar distâncias iluminando um alvo com laser.
“Nós fizemos em 18 meses o que muitas fabricantes não conseguiram em anos”, declarou Sherif Marakby, vice-presidente global da Uber para a área de programas veiculares. A empresa montou um centro de tecnologia em Pittsburgh há cerca de 20 meses para avançar com o projeto.
A Volvo, por sua vez, declarou que os XC90 sairão prontos de sua fábrica já com a tecnologia de nível 4 de automação, o que significa que o carro pode se auto conduzir, porém requer a presença de um motorista. A marca sueca, entretanto, não revela quando o XC90 com este nível de condução autônoma será lançado para o público em geral.
A Uber declara que a frota inicial das 100 unidades do XC90 autônomo circularão pelas ruas com dois funcionários da empresa a bordo do SUV, um no banco do motorista e outro no banco do passageiro fazendo anotações sobre o comportamento do carro. A Uber promete que o sistema não terá nenhuma falha de engenharia.
Resta saber, contudo, como as unidades de teste irão se comportar em situações como neve ou chuva pesada, onde os sensores e câmeras não operam muito bem e podem apresentar problemas. Sobe questões legais envolvendo a circulação de carros autônomos, a Uber adianta que recebeu todo o apoio das autoridades da cidade de Pittsburgh. Vale destacar que, também nesta semana, a Ford anunciou que vai lançar um carro de condução autônoma para o uso compartilhado por volta de 2021.
“Nossa crença é que uma grande parte da população estará disposta ao compartilhamento de veículos autônomos. Nossa visão definitiva para o futuro caminha para carros com condução completamente autônoma”, finaliza o executivo da Uber. Confira abaixo um vídeo feito pela Volvo mostrando mais detalhes sobre o recurso de condução autônoma do XC90: