Uber quer que todas as suas viagens sejam elétricas até 2040
Aplicativo de corridas compartilhadas anuncia acordo com a Aliança Renault-Nissan em prol da adoção de veículos elétricos
Famosa por seu aplicativo de compartilhamento de viagens, a Uber anunciou um plano ousado. Até 2040, a empresa almeja ser uma plataforma de mobilidade com zero emissões. Para atingir tal resultado, a ideia é a de que, até a data, todas as viagens realizadas pelos aplicativos da empresa sejam realizadas com a utilização de veículos elétricos.
Apesar de a Uber não ter se comprometido em comprar os novos carros elétricos diretamente, a empresa teria reservado um orçamento de US$ 800 milhões (cerca de R$ 4,2 bilhões) para ajudar os motoristas ligados à plataforma na transição de um carro a combustão para um veículo movido por baterias. Seria uma espécie de “eco-bônus” dado aos profissionais dos EUA, Canadá e Europa, conferindo-lhes direito a descontos e concessões na compra ou aluguel de um carro elétrico.
O primeiro passo para essa meta é que, em 2025, metade de todas as viagens realizadas com a Uber sejam feitas com veículos elétricos. Além disso, a categoria “Uber Green”, onde o usuário pede especificamente por um carro elétrico, deve chegar a um total de 60 cidades. Hoje, são 37 localidades atendidas por este sistema. A Uber também trabalha para melhorar a infraestrutura de recarga e na concessão de descontos para seus motoristas na hora de completar o nível das baterias.
Outra etapa anunciada para a meta de zero emissões foi a assinatura de uma carta de intenções com as marcas Renault e Nissan para acelerar a adoção de veículos elétricos. Entre as ações, estão a facilitação de acesso aos carros elétricos das duas marcas - como Renault Zoe e Nissan Leaf - aos profissionais que trabalham dirigindo para a Uber, lançamento de campanhas de marketing em conjunto e iniciativas de conscientização para promover os benefícios da mobilidade com emissão zero, inclusive por meio de test-drives dedicados aos motoristas da Uber.