Uber atuará de forma integrada com transporte público na Grande São Paulo
Aplicativo vai exibir informações em tempo real sobre linhas de ônibus, trens e metrô
Notícia muito interessante e que promete otimizar os deslocamentos pela região da Grande São Paulo. A Uber e a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo revelaram nesta quinta-feira (14) que o aplicativo vai contar com uma nova função opção chamada “Transporte Público”. Com isso, São Paulo se tornará a décima metrópole global a contar com a opção. O serviço também existe em cidades como Washington e Nova York. Em Londres, Sydney, Paris e Denver, a integração é ainda mais avançada e os usuários podem comprar a passagem de transporte público direto no aplicativo da Uber.
De acordo com a Uber e a Secretaria de Transportes, o serviço “Transporte Público” exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens direto no aplicativo da Uber, permitindo que o usuário compare as opções disponíveis e planeje viagens completas ou parciais utilizando transporte público, com instruções passo a passo e itinerários em tempo real fornecidos por uma empresa especializada.
Na prática, depois que o usuário digitar o destino no aplicativo da Uber, ele verá a opção "Transporte Público" junto com as outras modalidade de transporte privado disponíveis, como UberX ou Uber Juntos. Uma vez selecionada a opção, serão exibidas as melhores rotas para se chegar ao destino usando a rede de transporte público, com horários de partida e chegada atualizados, além de instruções de caminhada para os pontos de embarque e desembarque. Para facilitar comparações, o aplicativo continuará exibindo preços e horário de chegada estimado de todas as opções, inclusive do "Transporte Público".
"A verdade é que, em muitas situações, o transporte público é a opção mais rápida e mais barata, então queremos ajudar nossos usuários a tomar decisões informadas. A Uber é um complemento ao transporte público e acreditamos que, mostrando sempre aos nossos usuários a melhor opção, mesmo que não seja uma viagem de Uber, vamos construir sua confiança e ajudar a melhorar a vida nas cidades", explica Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil. O novo recurso vai aparecer para grupos de usuários da Uber gradualmente, ao longo das próximas semanas, conforme as atualizações do aplicativo.