Caçamba com cobertura elétrica, novo motor, preços competitivos... tudo sobre a Toro 2022!
Picape estreia melhorias técnicas, de estilo e eleva o patamar de tecnologia e conectividade
A Fiat lança nesta quinta-feira a nova Toro 2022 com um bom pacote de novidades, que inclui avanços em design, mecânica, nível de equipamentos e conectividade.
Como já havíamos antecipado por meio de alguns flagras, a Toro passa a oferecer duas opções de grade frontal. Uma delas, mais elegante, estará presente nos catálogos Endurance, Freedom e Volcano. Outra peça, que confere aspecto mais robusto para a picape, será aplicada nos catálogos topo de linha Ranch e Ultra. Importante destacar que, a partir da opção intermediária Freedom, a Toro passa a oferecer conjunto óptico full-LED.
Na parte interna, a Toro 2022 traz um painel todo revisto para acomodar uma nova tela de 8,4” para a central multimídia nas versões Freedom e Volcano, bem como o display mais avançado de 10,1” instalado na vertical presente nas opções Ultra e Ranch. A partir da Toro Volcano, os consumidores contam com o pacote de serviços conectados Fiat Connect Me, que permite a operação remota de alguns sistemas do carro, como travamento e destravamento de portas, partida a distância, entre outros recursos.
Da versão Volcano em diante, a Toro contará com carregador de smartphones por indução e as versões com o Connect Me também oferecem Wi-Fi embarcado para até oito aparelhos. Segundo a Fiat, os planos TIM Carro Conectado oferecem franquias de 5 GB, 10 GB e 40 GB por R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais, respectivamente.
Todas as versões da nova Toro chegam ao mercado com painel de instrumentos digital com tela de 7” e 6 airbags de série. Outra evolução interessante é o compartilhamento da tecnologia E-locker TC+, que estreou na nova geração da Fiat Strada e permite o bloqueio do diferencial dianteiro gerenciado pelo controle de estabilidade atuando sobre os freios. O recurso estará presente em todos os catálogos flex da Toro a partir da linha 2022.
No campo da eletrônica e tecnologia embarcada, a linha Toro passa a oferecer de série nas versões Ultra e Ranch o ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, em uma tradução livre da sigla em inglês). Ele contempla o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e o farol alto automático, acréscimos importantes no campo da segurança. O ADAS será opcional nas versões Freedom e Volcano.
Tecnicamente, um acréscimo muito importante na gama Toro 2022 fica por conta da estreia do novo motor 1.3 turbo flex para a picape. Ele entrega até 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e o torque é de 27,5 kgfm seja com gasolina ou utilizando o combustível de origem vegetal. Com a designação Turbo 270 (uma referência aos 270 Nm de torque), o propulsor recém-lançado também figura na linha 2022 do Compass e vai trabalhar em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas. A caixa em questão passa a contar com o Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo encontra-se imóvel em Drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. O recurso ajuda a reduzir trepidações do motor, além de promover economia de combustível. A partir da linha 2022, a gama Toro não terá mais a opção manual.
Periférico que merece destaque no novo motor 1.3 turbo com 4 cilindros é a presença do MultiAir III. O avançado comando de válvulas eletro-hidráulico atua tanto no curso quanto no tempo de abertura das válvulas, aprimorando consideravelmente a eficiência do propulsor. “O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial”, acrescenta a Fiat em comunicado.
Especificamente para as opções da Toro movidas pelo novo motor turbo flex, a Fiat promoveu uma calibração específica do conjunto de suspensão. O layout segue o McPherson na dianteira e multibraço nas rodas traseiras em todos os catálogos.
Segundo a fabricante, com motor 1.8 flex a capacidade de carga da Toro seguem em 650 kg. Com o novo motor Turbo 270, a picape poderá carregar 750 kg. As opções turbodiesel seguem podendo receber até 1 tonelada de carga.
No campo dos acessórios, uma novidade interessante para a gama Toro 2022 é a estreia do mecanismo de cobertura rígida retrátil para a caçamba da picape. Trata-se do mesmo recurso que estreou com a Ford Ranger Black e promete conferir muito mais praticidade e versatilidade no uso da picape. O custo do acessório para a Toro não foi informado até o momento. Assim como na picape média da Ford, a nova cobertura é operada por controle remoto e conta com mecanismo elétrico, tornando seu uso ainda mais fácil.
Confira, abaixo, um resumo dos preços e versões da Fiat Toro 2022:
Toro Endurance 1.8 flex automática - R$ 114.590 (ficou R$ 5 mil mais barata em relação ao modelo 2021)
Toro Endurance Turbo 270 flex automática - R$ 119.590 (mesmo preço cobrado até a linha 2021 na versão de entrada)
Toro Endurance 2.0 turbodiesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 152.990 (mesmo preço praticado na linha 2021)
Novos itens de série: painel de instrumentos digital com tela de 7”, sistema E-locker TC+, porta USB frontal, 6 airbags, central multimídia de 7”, retrovisores elétricos com tilt down e repetidor lateral, sensor de estacionamento traseiro, luz de condução diurna (DRL) em LED e porta escada. Completam a lista: controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, alarme, protetor de caçamba, piloto automático, iluminação da caçamba, lanternas em LED
Toro Freedom Turbo 270 flex automática - R$ 131.890 (mesmo preço da linha 2021 com motor 1.8)
Toro Freedom 2.0 turbodiesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 164.390 (preço mantido sobre o praticado na linha anterior)
Novos itens de série: versão Endurance + faróis full-LED, central multimídia de 8,4”, rodas de liga leve aro 17” visual retrabalhado. Completam a lista: aletas para trocas de marchas sequenciais no volante, câmera de ré, volante com revestimento de couro, apoio de braço frontal, barras longitudinais de teto, capota marítima e maçanetas e espelhos na cor do carro.
Toro Volcano Turbo 270 flex automática (nova opção) - R$ 144.990
Toro Volcano 2.0 turbodiesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 177.690 (mesmo preço da linha 2021)
Novos itens de série: versão Freedom + Fiat Connect Me, sensor de estacionamento frontal, carregador de smartphones por indução, pneus ATR e 7 airbags. Completam a lista: revestimento interno de couro, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, rodas de liga leve aro 18” com novo visual, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisores com rebatimento elétrico, iluminação ambiente por LED, maçanetas e molduras das portas cromadas
Toro Ranch 2.0 turbodiesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 185.490 (mesmo preço da linha 2021)
Novos itens de série: versão Volcano + central multimídia de 10,1” e sistema ADAS de assistência ao motorista. Completam a lista: bancos com revestimento de couro na cor marrom, bordado dos bancos dianteiros, Santo-Antônio e estribo cromados, barra de proteção para o vidro traseiro, para-barro, acabamento do painel na cor marrom, tapetes de carpete com bordados
Toro Ultra 2.0 turbodiesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 187.490 (mesmo preço da linha 2021)
Novos itens de série: versão Ranch + rodas de liga leve aro 17” com pneus ATR Plus com escrita branca. Completam a lista: cobertura da capota rígida, cargo bag, Santo-Antônio integrado, estribo preto, para-barro e tapetes de carpete com bordados