Toyota Yaris X-Way seminovo é aventureiro barato com preço de Renault Kwid 0 km
Sucessor do Etios Cross, crossover herda bom desempenho, robustez e baixo consumo
Hoje a preferência dos consumidores são os SUVs, sejam eles novos ou usados. Mas, para quem ainda não pode tê-los, os hatches aventureiros podem ser o caminho para realizar o sonho, pois são mais baratos e têm essa pegada “crossover”. Para este guia, resolvemos contar um pouco sobre o Toyota Yaris X-Way.
Fabricado em Sorocaba (SP), a versão aventureira do Yaris começou a ser vendida no início de 2019 para brigar com rivais como Honda WR-V, Hyundai HB20X e Fiat Argo Trekking.
O motor era o mesmo das versões mais caras do hatch, ou seja, o 1.5 16V de quatro cilindros aspirado flex de até 110 cv e 14,9 kgfm, sempre acompanhado do câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Na parte externa, a Toyota adotou rodas de liga leve pintadas de preto, rack de teto, apliques de para-choques e de para-lamas, frisos nas laterais e logotipo X-Way na parte traseira.
Por dentro, permanecia o bom nível de equipamentos da XS com retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT. Na parte da segurança, há freios ABS, sistema de assistência à frenagem (BAS), câmera de ré e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD).
O conforto é complementado pelos bancos revestidos em couro, direção do tipo eletro-assistida progressiva (EPS), ar-condicionado digital e chave presencial para abertura das portas e ignição..
Com a reestilização de toda a linha Yaris Hatch e Sedan em janeiro de 2022, como linha 2023, a versão X-Way foi descontinuada.
QUAIS PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO NO YARIS X-WAY?
Frente muito baixa
A versão X-Way não teve nenhuma mudança na altura da suspensão, como normalmente acontece com versões aventureias. Com isso, ela sofre do mesmo problema da frente baixa das demais opções da linha. Por isso, veja se a parte de baixo, principalmente o para-choque, tem ralados ou peças quebradas. Aproveite e verifique se há amassados no cárter. Se não tiver um protetor de cárter, vale a pena investir no acessório.
Acabamento
O excesso de plásticos do acabamento do painel e forrações de portas acabam virando uma fonte de ruídos com o tempo. Neste caso, a única solução é levar em lojas especializadas em eliminar barulhos.
> Fique por dentro de tudo em nosso canal do YouTube
Volante
Outro problema que aflige os donos do hatch da Toyota é o descascamento do volante. No site Reclame Aqui e Proteste, por exemplo, há inúmeras reclamações a respeito do problema. A solução são as capas para proteção do volante ou mandar revestir com couro em lojas especializadas.
Central multimídia
Outro inconveniente que os proprietários mais reclamam é da central multimídia que demora para responder aos comandos de atender e desligar ligações, além do travamento frequente da interface.
Alternador
Outro defeito crônico do carro vem do alternador, mais precisamente do regulador da tensão. Em alguns casos, é preciso trocar a peça, conforme relatado por alguns donos em fóruns e sites de reclamação. Os principais sintomas são da direção que enrijece e trava de forma inesperada.
O QUE EVITAR NA COMPRA DO YARIS X-WAY?
Se a intenção é ter um hatch com pegada aventureira, bem equipado, com visual moderno e descolado, pode ter certeza que o Toyota Yaris X-Way é a escolha certa para você. O motor 1.5 responde bem em qualquer ocasião, e a economia de combustível é o ponto forte dele.
Na cidade, rodando com etanol, por exemplo, ele faz 8,8 km/l e, na estrada, percorre 10 km/l. Se for abastecer com gasolina, o consumo é de 12,6 km/l no perímetro urbano e 13,8 km/l no rodoviário, de acordo com a tabela 2020 do Inmetro.
Internamente, o assoalho traseiro plano ajuda a acomodar melhor o passageiro do centro. Já o porta-malas é outro fator preponderante na escolha por quem precisa de mais espaço, mas não quer um carro maior. São bons 310 litros, mas ainda assim, perde para o WR-V, com seus 363 l.
VEJA TAMBÉM:
- 5 carros com visual duvidoso que tiveram que voltar atrás
- TESTE: Andamos na versão 1.0 do Volkswagen T-Cross
As dimensões de 4 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,60 m de altura e 2.55 m de entre-eixos o colocam em lugar de destaque entre os compactos aventureiros com melhor aproveitamento de espaço interno.
Disponível nas cores Branca Polar e Vermelha Super (sólidas), Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Azul Titã (metálicas) e Branca perolizada, todas elas têm boa aceitação no mercado de usados.
Por R$ 76 mil, o mesmo valor de um popular como Renault Kwid Zen 2025 0 km, o Yaris X-Way sem dúvida é uma boa escolha de usado. Só desconfie de unidades com preço muito abaixo do mercado, pois pode esconder algum problema mais sério.