Toyota Yaris Sedan usado: aposta certa para não perder dinheiro, a partir de R$ 64 mil
Sedã liderou a lista dos usados mais rentáveis nas lojas, de acordo com levantamento
Você está atrás de um sedã bonito, com visual ainda atual e gastando menos que um hatch “popular” 0 km? Se a resposta for sim, a nossa dica da vez é o Toyota Yaris Sedan, um modelo que surgiu para atuar entre o Etios Sedan e Corolla Sedan.
VEJA TAMBÉM:
- R$ 70 mil: Toyota Yaris usado é completo e pode ser alternativa aos populares de entrada 0 km
- Toyota se anima e vai trazer o esportivo Yaris GR ao Brasil no ano que vem
Junto ao hatch de mesmo nome, o Toyota Yaris Sedan chegou em 2018, para disputar espaço com Chevrolet Cobalt, Honda City e Volkswagen Virtus. Disponibilizado em três versões, desde a mais simples (XL), já vinha com ar-condicionado (analógico), direção elétrica progressiva, computador de bordo com 7 funções, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, volante multifuncional e acendimento automático dos faróis.
Já a intermediária XS, adiciona câmera de ré, computador de bordo com 8 funções, comandos no volante para o computador de bordo e central multimídia, volante e acabamento em couro, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/60 R15, e paddle-shift atrás do volante para trocas manuais de marcha.
A topo de linha XLS, por sua vez, acrescenta sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), faróis com projetor de máscara negra, lanternas de LED, sensor de chuva, teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores e maçanetas cromadas.
A motorização flex 1.5 fica a cargo do mesmo empregado na linha Etios, que no Yaris desenvolve até 110 cv com etanol e 105 cv com gasolina, uma melhoria de 3 cv em relação ao Etios em ambos os combustíveis. O torque máximo subiu 0,5 kgfm, para 14,9 kgfm. Associado a ele, a Toyota disponibilizou duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT que simula seis velocidades.
PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO
Imagem: Divulgação
- Acabamento
Este é um mal que irrita bastante os donos, pois o excesso de plásticos do acabamento do painel e forrações de portas acabam virando uma fonte de ruídos com o tempo. Nesse caso, a única solução é levar em lojas especializadas em eliminar barulhos. Os preços do serviço podem variar de R$ 500 a mais de R$ 1 mil, dependendo do caso.
- Frente muito baixa
Olhe atentamente a parte de baixo, principalmente o para-choque. Acontece que por ter a frente muito baixa, costuma apresentar ralados e até trincas na peça plástica.
Aproveite e verifique se há amassados no cárter. Se não tiver um protetor de cárter, é bom providenciar um. No Mercado Livre, encontramos a peça por um valor médio de R$ 130.
- Volante
Outro problema que aflige os donos do sedã compacto é o descascamento do volante. No site Reclame Aqui e Proteste, por exemplo, há inúmeras queixas em unidades novas e com baixa quilometragem. Caso você compre um Yaris cujo volante ainda esteja em bom estado, vale a pena investir em capas para proteção do volante que saem, em média, R$ 25 no Mercado Livre.
- Central multimídia
Outro inconveniente que preocupa bastante é a central multimídia. A principal reclamação é do atraso para responder aos comandos de atender e desligar ligações, além do travamento da interface.
A dificuldade na atualização da central também é um entrave que irrita os proprietários da linha Yaris, em especial das unidades 2019 e 2020. Alguns donos chegaram a reclamar sobre os aplicativos como o Waze não funciona, além da projeção do smartphone que não operam por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
- Alternador
Outro defeito crônico do carro vem do alternador, mais precisamente do regulador da tensão. Em alguns casos, é preciso trocar até o alternador, conforme relatado por alguns donos em fóruns e sites de reclamação.
Os principais sintomas são da direção que enrijece e trava do nada. Um dos clientes de Belo Horizonte (MG) que queixou através do site Reclame Aqui disse que precisou arcar com R$ 500 para adquirir uma nova bateria e mais R$ 2.400 por um novo alternador.
QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA
Imagem: Divulgação
Se você é do tipo que não quer se arriscar em comprar um carro usado, seja por conta da manutenção ou mesmo da valorização, está na hora de mudar os seus conceitos com o Toyota Etios Sedan.
Em abril, por exemplo, o sedã da Toyota liderou lista dos usados mais rentáveis nas lojas de usados. Atrás dele, ficou o seu rival direto Honda City e seu irmão maior Civic, ocupando, nessa ordem, a segunda e terceira posição entre os mais valorizados. Os dados foram realizados pelo Estudo Megadealer Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU).
Pesquisando bastante, você consegue comprar um Yaris Sedan 2020 na versão XS, com câmbio manual, por R$ 10 mil menos (R$ 64 mil) que um Renault Kwid 0 km, que hoje sai por R$ 73.990. E vale frisar que estamos falando de um sedã atual e bem mais equipado, potente e espaçoso.
Não gosta de trocar marchas? Sem problemas, pois a Toyota também dispôs da caixa automática para a versão mais simples. Seus preços nos principais sites de classificados giram em torno de R$ 72 mil, ou seja, uma diferença de R$ 1 mil ao carro popular mais barato do Brasil.
Seja qual for a versão, você estará muito bem amparado não só pelo excelente custo-benefício que o sedã da Toyota traz, mas também pelo serviço de pós-venda da fabricante, considerada líder das marcas mais queridas, segundo pesquisa da consultoria automotiva J.D. Power.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter