Toyota Yaris: qual versão eu devo comprar?
Motor 1.3 ou 1.5? Câmbio manual ou automático? A gente dá uma força para você escolher a melhor versão da novidade
Ele pode ser considerado talvez o principal lançamento de 2018 e, pela repercussão que notamos em nossas mídias sociais, o Toyota Yaris é o momento que figura na cabeça de muita gente que pretende comprar um hatch ou um sedã compacto no momento.
Oferecido com duas opções de motor e dois tipos de câmbios, que podem ser combinados em cinco versões diferentes, o Toyota Yaris chega ao mercado para atuar na faixa dos compactos “premium”, ou seja, modelos que contam com preços acima de R$ 60.000 e podem encostar nos R$ 80.000.
Mas como ficam os panoramas das 5 opções que o Yaris hathback (faremos em breve o mesmo exercício de análise para o sedã) oferece no mercado? Confira nossa recomendação para cada uma delas:
Yaris Hatch XL manual (R$ 59.590) – Vale a pena a escolha? Não – Motivo: você só deve optar pelo Yaris manual se não abrir mão sob hipótese nenhuma desse tipo de câmbio. Na segmentação que o Yaris atua, a demanda por transmissões automáticas impera, tanto é que a própria Toyota acredita que essa configuração deverá responder por apenas 5% da procura pelo modelo. Com isso, você terá um modelo com baixa liquidez no futuro. Apesar do bom pacote de equipamentos, que já contempla até mesmo os controles de tração e estabilidade de série, a tendência é que a caixa manual caia cada vez mais em desuso por parte dos consumidores.
Yaris Hatch XL aut. (R$ 65.590) – Vale a pena a escolha? Sim! É a opção mais interessante do hatch – Motivo: a partir dessa configuração o Yaris já trabalha com o motor 1.3 16V de até 101 cv ligado ao câmbio automático CVT. É a versão mais equilibrada e racional do Yaris e conta com os principais equipamentos de conforto e segurança. Assim como a opção manual de entrada, sai de fábrica com rodas de liga leve aro 15”, rádio com Bluetooth e entradas de mídia, trio elétrico, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, direção elétrica e os importantes controles de tração e estabilidade.
Yaris Hatch XL Plus Tech (R$ 69.590) – Vale a pena a escolha? Em parte – Motivo: Comparado com a versão anterior, o Plus Tech traz a mais recursos de conveniência como a chave presencial, melhoras pontuais no acabamento e a central mulitmídia com tela de 7” e 6 alto-falantes. O aparelho, contudo, não nos agradou em nosso primeiro contato com o Yaris por não oferecer suporte aos sistemas Apple CarPlay e Andoid Auto. Só vale a pena você partir para o Plus Tech e pagar os R$ 4.000 a mais se esses itens forem indispensáveis para você.
Yaris Hatch XS (R$ 74.590) – Vale a pena a escolha? Não – Motivo: essa é a configuração mais acessível do Yaris com motor 1.5 16V de 110 cv e câmbio automático CVT, portanto destinada a quem quer respostas um pouco melhores pensando no desempenho. O valor é alto e o pacote de equipamentos de série é bem semelhante ao da versão XL Plus Tech com leves aprimoramentos visuais com destaque para as rodas de liga leve com acabamento mesclando tonalidades preto e prata, revestimento interno parcialmente em couro, dentre outros. A grande questão é que, por R$ 67.150, um Volkswagen Polo Comfortline básico já oferece um conjunto bem mais interessante, sobretudo pelo maior torque de seu motor 1.0 turbo e comportamento dinâmico mais apimentado em relação ao Yaris. Além disso, o VW é bem mais barato, sai de fábrica com 4 airbags e conta com uma central multimídia mais simples, porém já disponibilizando os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Yaris Hatch XLS (R$ 77.590) – Vale a pena a escolha? Não – Motivo: não tiramos o mérito do Yaris XLS tornar-se o único hatch compacto a oferecer 7 airbags, mas o valor cobrado por ele é alto demais e a opção XLS é voltada apenas para quem é “fã” do modelo e quer um veículo bem equipado. Ele até acrescenta o teto solar como um diferencial, ar-condicionado automático, dentre outras melhorias, mas, como citamos anteriormente, ele encontra o Volkswagen Polo Highline como um oponente de peso. Por R$ 77.450, portanto um valor ligeiramente menor, você estaciona na garagem de casa o Polo Highline praticamente todo equipado, com revestimento interno de couro, pintura metálica, sensores de chuva e estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e o desejado painel de instrumentos digital combinado com uma central multimídia bem mais completa que a do Yaris, isso sem falar de recursos exclusivos do Polo, como o detector de fadiga, dentre outros itens.
De uma maneira geral, como abordamos em nosso primeiro teste com o Yaris, a novidade apresenta um bom conjunto, mas a Toyota acaba cobrando caro demais pelo modello em suas configurações mais equipadas. O desafio para o modelo será o de se destacar frente a rivais hoje com um custo-benefício agressivo, como é o caso do VW Polo. A marca Toyota tem um apelo muito relevante entre parte do público, mas resta saber se isso será o suficiente.
Quer saber qual é a melhor versão para o Yaris Sedã? Então confiira nossa análise em breve aqui no Autoo!