Toyota Yaris partirá de R$ 59.590 com câmbio manual
Modelo será lançado nesta quinta-feira com carrocerias hatch e sedã
Após muitos anos sem lançar um produto completamente novo no Brasil, a Toyota apresentou na noite desta quinta-feira (7) o Yaris.
A novidade será produzida em Sorocaba (SP) e contará com carrocerias hatch e sedã, com posicionamento de preço entre as gamas Etios e Corolla.
No campo dos conjuntos mecânicos, o Yaris nacional pegará emprestado os motores 1.3 e 1.5 16V já utilizados no Etios, porém com um pequeno ganho na potência e no torque devido a uma nova calibração e o sistema de exaustão aplicados no Yaris. Com isso, o motor 1.3 16V passa a entregar até 101 cv e 12,9 kgfm com etanol (ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm em relação ao Etios), enquanto o 1.5 16V alcança 110 cv e 14,9 kgfm de torque com o mesmo combustível (melhora de 3 cv e 0,5 kgfm).
No conjunto mecânico, o Yaris em sua versão de entrada compartilha mais um item com o Etios, no caso a mesma transmissão manual de 6 marchas, porém com “engates mais precisos”, acrescenta a Toyota. A opção automática do Yaris, por sua vez, ficará a cargo de uma caixa CVT com a opção de 7 marchas pré-definidas.
Com dimensões generosas para a categoria, o Yaris possui 4,14 m de comprimento (4,42 m na versão sedã), 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã acomoda 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.
Confira abaixo, de forma resumida, a composição de versões, preços e equipamentos de série do novo Toyota Yaris:
XL 1.3 manual hatch: R$ 59.590
Itens de série: direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, airbag duplo dianteiro, freios com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controles de estabilidade e tração incluindo o assistente de partida em rampa. (o Yaris Sedã XL, como única diferença em relação ao hatch, já traz o banco traseiro rebatível a partir desta configuração)
XL 1.3 CVT hatch: R$ 65.590
Itens de série: todos os da versão manual + controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
XL Plus Tech 1.3 CVT hatch: R$ 69.590
Itens de série: todos os da versão XL CVT + descansa-braço traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, partida sem chave, banco traseiro rebatível 60/40 na versão hatch e, por fim, central multimídia com sistema de som desenvolvido em conjunto com a Harman com tela de 7” sensível ao toque e funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, Bluetooth, espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL, navegadores Tom Tom e Waze integrados.
XS 1.5 CVT hatch: R$ 74.590
Itens de série: todos os da versão XL Plus Tech + volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, rodas de liga leve aro 15” (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.
XLS 1.5 CVT hatch: R$ 77.590
Itens de série: todos os da versão XS + teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags.
No caso do Yaris Sedã, a novidade será oferecida apenas com motorização 1.5 16V e as versões contam os mesmos equipamentos de série do hatch. Os valores são os seguintes:
XL 1.5 manual: R$ 63.990
XL 1.5 CVT: R$ 68.690
XL Plus Tech 1.5 CVT: R$ 73.990
XS 1.5 CVT: R$ 76.990
XLS 1.5 CVT: R$ 79.990
A Toyota espera alcançar um volume de vendas mensal de 5.800 unidades do Yaris somando as duas carrocerias, sendo que a hatchback deverá responder por 55% desse total e o Yaris Sedã pelos 45% restantes.
Desse volume, a Toyota estima que a transmissão automática CVT responda por 95% dos emplacamentos. Com isso, a marca projeta que a versão XL Plus Tech deverá ser a mais procurada pelos consumidores, com 28% do mix de vendas. Ela será seguida, nos estudos da Toyota, pela XLS (26%), XS (24%), XL CVT (17%) e a XL manual (5%).
O Yaris hatch e sedã terá oito opções de cores: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e Azul Titã. O modelo contará com três anos de garantia integral e seu custo de revisões até 60.000 km soma R$ 2.914.
O Autoo está presente no lançamento do Toyota Yaris 2019 e trará nosso primeiro teste com a novidade ainda neste fim de semana. Acompanhe!
*Notícia atualizada às 23h28 para acréscimo de informações