Toyota Yaris Cross vem aí: 5 vantagens diante de T-Cross e Tracker

SUV compacto chega até o começo do segundo semestre com versão híbrida flex
Toyota Yaris Cross 2025

Toyota Yaris Cross 2025 | Imagem: Divulgação

Um dos lançamentos mais aguardados de 2025 é o Toyota Yaris Cross, que deverá ser apresentado oficialmente até o início do segundo semestre. O carro chegará com certo atraso, mas é fruto de um investimento de R$ 11 bilhões para eletrificar toda linha de marca japonesa no Brasil até 2030

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O Toyota Yaris Cross entrará na disputa no acirrado mercado de utilitários esportivos compactos, que tem recebido atenção das fabricantes e do público em geral em tempos de ticket médio de modelos novos acima dos R$ 150 mil., de acordo com a consultoria Jacto Brasil. A seguir, vamos aos 5 pontos do Yaris Cross que podem fazer a diferença diante de Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, os dois mais vendidos atualmente.

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1 - Versão híbrida flex

O Toyota Yaris Cross terá pelo menos uma versão híbrida completa com motor flex, seguindo os passos do Corolla Cross. Isso significa que o SUV vai contar com um motor elétrico funcionamento em conjunto com o a combustão, provavelmente o 1.5 (ciclo Atikinson). 

Os rivais T-Cross e Tracker podem até ter uma versão híbrida leve no futuro, mas não terão o mesmo sistema mais eficiente do Toyota, uma vez que ambos deverão vir com sistema micro-híbrido, que vem apenas com um pequeno motor elétrico ligado ao virabrequim para dar um impulso em situações específicas, ajudando a economizar combustível e a reduzir emissões.

2 - Menor consumo


Toyota Yaris Cross 2025
Toyota Yaris Cross  terá freio de estacionamento eletrônico e acabamento caprichado entre os destaques
Imagem: Divulgação

Como sistema híbrido mais eficiente, o Toyota Yaris Cross será mais econômico que T-Cross e Tracker, pelo menos na versão eletrificada. Com gasolina, estuma-se que o consumo poderá a chegar a 30 km/l, enquanto que o máximo que o T-Cross Highline 1.4 consegue fazer, conforme dados do Inmetro é 14 km/l na estrada.

No caso do Chevrolet Tracker Premier 1.2, ainda pelas informações do Inmetro, o consumo rodovioário é de 13,2 km/l na gasolina. Isso deverá melhorar um pouco com a chegada da versão híbrida leve, mas não atingirá o mesmo nível do Toyota por ser um sistema menos eficiente. 

3- Autonomia

Com menor consumo, o modelo da Toyota também terá capacidade de rodar mais com um tanque cheio. Conforme o método global (WLTP), mas com gasolina sem os 27,5% de etanol, a autonomia do Yaris Cross híbrido gira em torno de 800 km. 

O Volkswagen T-Cross Highline 1.4, de acordo com o Inmetro, pode chegar a 686 km na estrada, com apenas gasolina no tanque. Por sua vez, o Chevrolet Tracker pode chegar a 581 km em trechos rodovários, segundo os mesmos parâmetros. 

4 - Garantia


Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross deverá ter porta-malas de 478 litros de capacidade, volume superior ao do T-Cross e Tracker
Imagem: Divulgação

Assim como anunciou recentemente, a Toyota deverá incluir o Yaris Cross no plano de garantia estendida que chega a 10 anos, contanto que o carro siga todas as revisões nas concessionárias autorizadas.O plano não requer pagamento adicional e cobre os itens essenciais. 

Enquantio isso, a Volkswagen e a GM oferecem apenas três anos de garantia para T-Cross e Tracker, que vai receber uma série de mudanças em 2025, passando a ter alterações no desenho, central multimídia atualizada, entre outras novidades. 

5 - Porta-malas maior

Na hora de viajar com a família, o Toyota Yaris Cross  conta com 471 litros de espaço no porta-malas, volume medido pela fabricante em outros países e deverá ser mantido no Brasil. Porém, a distância entre-eixos de 2,62 m será compatível com a dos rivais da Volkswagen (2,65 m)  e GM (2,57 m).

O porta-malas do T-Cross pode levar até 373 litros, de acordo com dados da fabricante e o do Tracker fica em 393 litros. O Yaris Cross tem porte compatível com o dos dois concorrentes, medindo 4,31 metros de comprimento, ante 4,21 m do VW e 4,27 m do GM. 

 

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana