Toyota Yaris Cross: 10 fatos curiosos sobre o SUV compacto
Modelo será híbrido e chega no primeiro semestre de 2025 no Brasil para disputar mercado com o HR-V, T-Cross, Tracker e Creta
A promessa é ousada. A Toyota quer que o Yaris Cross, que chega no primeiro semestre de 2025, seja o híbrido mais barato do Brasil. Para isso, terá de posicionar os preços das versões e ser um atrativo perante nomes fortes no mercado, como Honda HR-V, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
Enquanto ele não chega, enumeramos 10 fatos curiosos e revelamos alguns truques que o crossover da Toyota vai ter que fazer se quer mesmo alcançar o lugar mais alto do pódio entre os mais vendidos do Brasil.
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1- Lançamento
Previsto para ser lançado no primeiro semestre, o Toyota Yaris Cross será uma das novidades mais aguardadas do Brasil. E motivos para isso ele tem de sobra. Além do preço que promete ser competitivo, a Toyota criou uma expectativa em torno do SUV que será um “irmão menor” do Corolla Cross.
2- Versões
Além da versão híbrida, a Toyota vai oferecer a opção a combustão flex sem eletrificação. Mas isto não durará por muito tempo, pois a montadora tem a meta de vender somente carros eletrificados no Brasil a partir de 2028.
3- Investimento
A estratégia de eletrificar toda sua linha faz parte do plano de investimento de 11 bilhões de reais que a Toyota anunciou até 2030. Além de ampliar a capacidade produtiva, o projeto vai criar 2.000 novos empregos. A construção do motor híbrido em 2025 será feita em Porto Feliz (SP) e a montagem de baterias, na planta de Sorocaba, em 2026, e equipará os híbridos já produzidos localmente.
4- Construção
Posicionado abaixo do Corolla Cross, o novo Yaris Cross será o terceiro híbrido flex da Toyota e usará a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture). Ela é uma versão simplificada da TNGA (Toyota New Global Architecture) —já usada pelo Corolla e pelo Corolla Cross.
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5- Motores
Entre as duas opções de motores, a mais barata será a 1.5 flex de 105 cv, a mesma do Yaris. Já a eletrificada virá da união do 1.5 16V flex (ciclo Atkinson) ao motor elétrico, com consumo de até 30 km/l, tornando-se o híbrido mais econômico do Brasil.
6- Dimensões
Baseado na versão feita na Tailândia, onde o modelo é vendido desde o final de 2023, o nosso Toyota Yaris Cross brasileiro terá as mesmas dimensões. São 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Apesar do tamanho compacto, o SUV terá um bom aproveitamento de espaço interno para até cinco pessoas e porta-malas acima de 450 litros.
7- Design
O novo Yaris Cross tem um visual claramente inspirado no irmão maior Corolla Cross. As evidências começam na parte dianteira na qual as grades superior e inferior têm formatos trapezoidais semelhantes. O mesmo vale para o par de faróis afilados. No caso do Yaris, a esportividade fica mais evidente nas laterais com o recorte bem acentuado da terceira janela.
8- Equipamentos
A lista de itens deve seguir boa parte ao da versão tailandesa. Por lá, o Yaris Cross traz itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de segurança pré-colisão frontal (PCS), assistência de permanência de Faixa (LTA), alerta de mudança de faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB), além do Toyota Safety Sense, já confirmado para as opções mais caras.
Imagem: Divulgação
9- Produção
Com o lançamento previsto para acontecer no primeiro semestre, a produção não deve demorar para acontecer. A Toyota deve emitir em breve um comunicado à imprensa anunciando oficialmente o início de suas operações para a montagem do Yaris Cross.
10- Preços
É provável que o Yaris Cross venha com preço inicial de R$ 150 mil, na versão a combustão, podendo chegar a até R$ 165 mil na versão Hybrid. São valores que o colocam próximo aos do Hyundai Creta, que tem preço inicial de R$ 141.890 e Honda HR-V que sai por R$ 154 mil. Ainda tem o Nissan Kicks que custa R$ 115.890, mas que terá nova geração em breve, e Chevrolet Tracker por R$ 119.900, todos sem opções híbridas.