Toyota vai fabricar motores no Brasil
Propulsores 1.3L e 1.5L do Etios começarão a sair da nova fábrica de Porto Feliz em 2016. Motor do Corolla será feito também no País
A Toyota lançou na sexta-feira (14) a pedra fundamental de sua nova unidade no Brasil, na cidade de Porto Feliz (SP). Mas, ao contrário das outras plantas da marca, situadas em Indaiatuba, Sorocaba e São Bernardo do Campo, a nova linha de montagem fará um componente inédito na história brasileira: um motor Toyota.
Será a primeira vez que um propulsor da empresa japonesa sairá de uma fábrica em território nacional. A cerimônia contou com a presença de ilustres, como o vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Seiichi Sudo.
Veja também: Conheça os carros importados que em breve serão brasileiros
Com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, a planta produzirá primeiro os motores 1.3L e 1.5L do Etios. Em um segundo momento, de acordo com a própria Toyota, a fábrica também produzirá uma linha de motores para o Corolla.
A Toyota ainda afirma os propulsores começarão a sair da linha de montagem em Porto Feliz no primeiro semestre de 2016, com produção inicial de 70 mil propulsores anualmente. Depois, a produção aumentará e deverá alcançar as 200 mil unidades/ano. A nova unidade pretende criar 700 empregos diretamente.
Inovar-Auto
O anúncio da montadora, embora natural, foi estimulado pelo programa Inovar-Auto, que exige um índice de nacionalização mais alto das empresas com produção no Brasil. Pela sua complexidade, motor e transmissão costumam ser importados na maior parte dos casos.
Veja também: Veja o mapa das novas fábricas de automóveis do Brasil