Toyota vai aumentar produção do Etios em 2016

Marca japonesa aposta no crescimento do Etios no mercado, que ganha primeira reestilização no próximo ano

Os preços do Etiod 2015 partem de R$ 38.380 | Imagem: Toyota

Confiante no crescimento do Etios no mercado, a Toyota anunciou na última quinta-feira, 29, que irá aumentar a capacidade produtiva da fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo - atualmente responsável pela fabricação da linha de compactos (Etios, Etios Cross e Etios Sedan). Hoje, a linha de produção da unidade é capaz de fabricar 74 mil unidades por ano. Para 2016, a montadora quer ampliar a capacidade da planta para 108 mil exemplares anuais.

Conforme divulgou a fabricante, este novo aumento na produção do Etios em Sorocaba demandará um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, além da contratação de novos colaboradores, que irão integrar-se na equipe dos atuais 1.600 trabalhadores, em dois turnos.

Atualmente, a fábrica de Sorocaba é responsável por produzir unidades do Etios para abastecer o mercado interno e também para outros países, como Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, o modelo emplacou 66 mil unidades ao decorrer do ano passado, enquanto os demais mercados somaram 20 mil, fazendo com que a planta operasse acima do seu limite.

A Toyota divulgou ainda que terá 54 novas concessionárias até março, totalizando 197 distribuidores.

Novas unidades devem abastecer o mercado nacional

O novo volume de produção da fábrica de Sorocaba apresenta um aumento de nada menos que 34 mil unidades comparado a atual capacidade. E, como os países que também vendem o compacto da Toyota estão enfrentando dificuldades econômicas, é de se esperar que a Toyota aumente a participação do Etios no mercado brasileiro com esses exemplares adicionais.

"Esta expansão da produção Etios em nossa fábrica de Sorocaba se deve ao fato de sempre ouvirmos com atenção o feedback dos nossos clientes para produzir carros cada vez melhores. Sinto que a família Etios cresce por conta dos consumidores brasileiros. Vamos seguir com nosso compromisso de contribuir continuamente com o crescimento econômico e o desenvolvimento da sociedade brasileira", afirma Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.

Portanto, para não ficar com estoque lotado, é bastante provável que o Toyota Etios passe por novas mudanças, desta vez mais significantes, já que na data do aumento de produção o modelo vai comemorar três anos de mercado, tempo apropriado para receber alterações de “meia-vida”.

É de se esperar que a linha de compactos da montadora japonesa receba novidades no visual, como novos faróis, grade, para-choques e lanterna, além das bem-vindas mudanças no interior, como o tão aclamado painel de instrumentos posicionado atrás do volante, para uma visualização mais precisa do motorista.