Toyota Taisor: mais um potencial SUV da marca no Brasil?
Modelo será um irmão de projeto de um crossover pequeno em desenvolvimento pela Maruti Suzuki na Índia e um concorrente para o Citroën C3 por lá
De forma oficial, temos a confirmação por parte de Masahiro Inoue, presidente da Toyota para América do Sul e Caribe, de que a empresa produzirá no Brasil um veículo compacto com propulsão híbrida flex, tecnologia que a marca oferece atualmente nos modelos Corolla e Corolla Cross fabricados em Sorocaba (SP).
A grande dúvida, porém, permanece sobre qual será o produto escolhido pela fabricante japonesa para ajudar a democratizar tal tecnologia de propulsão em nosso mercado.
Segundo noticiamos, talvez a possibilidade mais forte discutida nos bastidores reside na nacionalização do Yaris Cross a partir de 2023. Produto concebido para o mercado europeu, o Yaris Cross conta com 4,18 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos e seu sistema híbrido contempla até mesmo uma variante com tração integral (AWD-i) tomando como base o motor 1.5 com 3 cilindros.
Recentemente, contudo, um novo modelo foi lançado na Índia e que também requer nossa atenção. Estamos falando do Toyota Urban Cruiser Hyryder, este sim com um projeto nascido para mercados emergentes e também com a opção da mecânica eletrificada.
Como se a situação já não estivesse um tanto quanto confusa, a divisão indiana da Toyota adicionou mais um ingrediente para tornar ainda mais difícil a tarefa de apostar em qual será o aguardado compacto híbrido da marca por aqui.
A fabricante japonesa registrou no fim de outubro o nome Taisor para seu futuro SUV pequeno no mercado indiano.
O produto em questão será a “adaptação” da Toyota para o futuro crossover pequeno que a Maruti Suzuki desenvolve no país asiático, até então conhecido pela sigla de projeto YTB.
Vale salientar que o compartilhamento e até o desenvolvimento de produtos de forma conjunta entre a Toyota e a Maruti Suzuki é algo comum no mercado indiano. O próprio Urban Cruiser Hyryder originou, para a Suzuki, a nova geração do Grand Vitara.
Apelidado de “Baleno Cross”, o futuro produto da Maruti Suzuki deverá ser um crossover pequeno com traços cupê e comprimento abaixo de 4 metros, um rival, portanto, para modelos locais como o Renault Kiger, Nissan Magnite e o próprio Citroën C3, este já produzido também no Brasil.
Como a nova geração do Toyota Yaris asiático, até o momento, fez sua estreia somente com carroceria sedã, o que coloca em dúvida se a Toyota de fato vai investir na renovação do hatch, um eventual crossover pequeno poderia resultar em um sucessor natural para o Yaris hatch por aqui, inclusive podendo atrair um público maior para a marca.
De acordo com flagras do Toyota Taisor em desenvolvimento na Índia, é possível notar que o crossover foi concebido para oferecer boa altura em relação ao solo e um estilo de design que parece próximo ao Yaris Cross europeu.
Na Índia, apurações sinalizam que o Taisor poderá contar com opções 1.2 aspirada e 1.0 turbo, sem menções, até o momento, aos catálogos eletrificados.
Provavelmente a Toyota do Brasil só deverá se manifestar sobre qual será seu futuro compacto híbrido nacional em 2023. Até lá, nos resta acompanhar de forma atenta tudo o que a marca desenvolve no exterior.