Toyota SW4 GR-S ganha estilo invocado e mais estabilidade nas curvas
SUV esportivo tem calibragem de suspensão desenvolvida apenas para a versão
Lançar um SUV com uma pitada de esportividade não é exatamente o que podemos esperar da Toyota. Mas foi exatamente isso que a fabricante fez com a estreia do SW4 GR-S, que desembarca nas revendas da marca em meados de dezembro por salgados R$ 415.790.
Sob o lema de "criar carros que as pessoas amem dirigir", a Gazoo Racing ampliou a linha de modelos com pegada esportiva. Além do SW4, Corolla e Hilux também já passaram pelas mãos da divisão de competição e performance da Toyota.
A tendência, aliás, é que os esportivos ganhem cada vez mais espaço no país. Até porque, se depender da vontade da marca, o GR Day, evento que trouxe os principais modelos da linha ao país (inclusive alguns que não são vendidos aqui, como o novo GR Yaris e o cupê Supra), deve fazer parte do calendário de eventos do Brasil a partir de 2022.
Novidades vão além do visual
O estilo mereceu atenção especial por parte dos japoneses. Na frente, o SUV traz nova grade, enquanto a traseira ganhou lanternas fumê. Os para-choques foram desenhados apenas para a nova versão, que também vem com rodas de liga leve de 18 polegadas exclusivas.
Por dentro, o SUV tem revestimento em couro preto com costuras vermelhas, encostos de cabeça com o logotipo GR Sport e plaqueta de identificação da unidade produzida.
O SW4 GR-S será oferecido em apenas duas cores: Branco Pérola e Preto, esta última criando uma bela combinação com os detalhes esportivos.
A boa notícia é que o modelo não traz novidades apenas no visual. O carro ganhou uma calibragem exclusiva da suspensão e amortecedores do tipo monotubo, que possuem "maior capacidade de absorver as irregularidades do piso".
A altura livre em relação ao solo não foi modificada.
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Mais estável nas curvas
Durante nosso breve contato na pista do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), foi possível notar que as mudanças deixaram o SW4 bem mais seguro e fazem a carroceria rolar muito menos nas curvas.
Só não convém abusar dos limites, uma vez que engenharia nenhuma faz milagres contra as leis da física, algo muito importante no caso de um veículo como um utilitário esportivo, cujo centro de gravidade é bem elevado.
Se o comportamento dinâmico evoluiu significativamente, nada foi modificado no motor 2.8 turbodiesel, que entrega 200 cv e torque máximo de 50 kgfm. A transmissão é automática de seis marchas com opção de trocas sequenciais pela alavanca ou por aletas atrás do volante.
Pacote generoso
A nova versão ocupa o topo da gama SW4, e por isso traz tudo que o SUV pode ter. Por isso leia-se itens como 7 airbags, faróis full-LED, sistema de câmera com visão em 360 graus, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, central multimídia com sistema de som JBL e suporte a Android Auto e Apple CarPlay com fios e tampa do porta-malas com abertura elétrica, inclusive por meio de um sensor de movimentação dos pés.
Na segurança, o SUV oferece o Toyota Safety Sense. O pacote inclui alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo, sensor de pontos cegos e sistema de detecção de pedestres (durante o dia e noite) e ciclistas (apenas durante o dia).
Assim como os demais modelos da gama, o SW4 GR-S tem garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros rodados.
Ficha técnica
Toyota SW4 2022 GR-S 2.8 16V diesel automático 4x4 4p | |
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Categoria | SUV grande |
Vendas acumuladas neste ano | 9.129 unidades |
Motor | 4 cilindros, 2755 cm³ |
Potência | 204 cv a 3400 rpm (diesel) |
Torque | 50,9 kgfm a 2800 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,795 m, largura 1,855 m, altura 1,835 m, entreeixos 2,745 m |
Peso em ordem de marcha | 2130 kg |
Tanque de combustível | 80 litros |
Porta-malas | 500 litros |