Toyota: se fabricar um SUV no Brasil, ele custará cerca de R$ 100.000

Executivo da marca aponta qual é a segmentação mais interessante nas estratégias da montadora
Toyota

Toyota | Imagem: Divulgação

Com o terceiro turno começando a operar até o fim do ano, a Toyota mostra a boa aceitação de seus carros no Brasil e vai trabalhar 24h por dia para atender a demanda interna e de exportação regional.

Parece difícil, nesse cenário, pensar em mais um modelo para ser produzido aqui, porém é inegável que entre as principais montadoras instaladas no Brasil somente a Toyota ainda não embarcou na onda dos SUVs compactos (Volkswagen e Citroën lançarão entre o fim deste ano e o começo de 2019 seus representantes na categoria).

Questionado sobre isso pelo Autoo durante o lançamento do Yaris, o vice-presidente de vendas da Toyota, Miguel Fonseca, nos explicou como a marca enxerga o segmento de SUVs no Brasil atualmente.

“Hoje contamos com o RAV4 atuando muito bem no segmento de SUVs médios com preços na mesma base do Jeep Compass e cia. Eu acho que, mesmo se fabricássemos um SUV aqui, e não estou dizendo se isso vai ocorrer ou não, ele seria mais voltado a atuar na faixa de R$ 100.000, onde hoje se concentram boa parte das vendas do segmento”, explicou Fonseca.

Atualmente o Toyota RAV4 é oferecido no Brasil em duas versões. A opção de entrada é tabelada em R$ 129.990 e a mais cara, a Top, custa R$ 139.990. O conjunto mecânico é comum às duas opções, no caso o 2.0 16V ligado ao câmbio automático CVT com a opção de trocas sequenciais por meio de 7 marchas pré-definidas. Vale a pena destacar que o RAV4 já estreou sua nova geração nos EUA e deve chegar por aqui somente no final do próximo ano.

Aproveitamos também para saber de Fonseca se o Prius flex, hoje em testes no Brasil, será efetivamente lançado no país. O executivo explicou que o Prius flex não chegará às concessionárias, destacando que o conjunto mecânico servirá de base para outro modelo o qual ele prefere não revelar.

Nos bastidores, tudo leva a crer que o propulsor híbrido flex deverá mesmo chegar ao mercado brasileiro na nova geração do Corolla, que deverá ser lançada aqui em 2019. Vamos acompanhar de perto!

César Tizo

César Tizo é um experiente jornalista do setor, expert em aconselhar a compra de automóveis