Até 2025: Toyota quer elétrico capaz de efetuar uma recarga completa em 15 minutos

Carro seria equipado com baterias de estado sólido, tecnologia mais eficaz que os atuais conjuntos de íon-lítio
Toyota Mirai 2021

Toyota Mirai 2021 | Imagem: Divulgação

Por mais que a tecnologia esteja avançando rápido, as baterias continuam sendo um dos maiores desafios para a adoção em larga escala de veículos elétricos. Os conjuntos atuais de íon-lítio tendem a ter um tempo de recarga grande e, quanto maior a bateria, maior o peso e o tempo necessário de carga. Mas a Toyota parece ter uma luz no fim do túnel.

A marca nipônica pretende apresentar até 2025 um sistema de baterias que promete uma recarga completa em 15 minutos. A empresa não falou em autonomia ou no tamanho da bateria. Porém, em entrevista ao site Automotive News, Keiji Kaita, vice-presidente executivo de conjuntos motrizes da Toyota, afirmou “o tempo de recarga será sempre significativamente menor que o visto em baterias de íon-lítio”.

E qual é o segredo por trás desse “milagre”? A Toyota já estaria em estágios avançados de desenvolvimento para o baterias de estado sólido, onde o fornecimento de energia se dá pela estabilização de eletrólitos sólidos em metal de lítio. Esse sistema traz vantagens sobre os de íon-lítio. As baterias de estado sólido têm maior densidade energética e, com isso, acumulam mais energia em espaço menor, além de serem mais leves. Outra melhoria é que elas conseguem prover grandes quantidades de corrente por maiores períodos sem superaquecimento. 

No entanto, mesmo estando na vanguarda do desenvolvimento dessa tecnologia, a Toyota admitiu que há muitos desafios pela frente. Um deles é que a bateria de estado sólido se degrada mais rápido e pode ser mais inflamável. Além disso, o processo de produção desse tipo de baterias ainda é extremamente artesanal por conta da necessidade de um ambiente livre de umidade para a montagem. 

Toyota Prius Prime 2017 vendido nos EUA
Toyota Prius Prime 2017 vendido nos EUA
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva