Toyota Prius caminha para a 5ª geração
Modelos como o Corolla híbrido não devem impactar futuro do Prius
Lançado globalmente em 1997, o Toyota Prius foi o primeiro híbrido com produção em larga escala e logo tornou-se uma referência quando falamos em um veículo com este tipo de tecnologia.
Ao longo da evolução natural do portfólio da Toyota, em especial com a aplicação do sistema propulsor híbrido também em modelos como o Corolla e o Camry, tudo levava a crer que o Prius havia chegado ao fim de suas funções, pronto para uma merecida aposentadoria após 24 anos de serviços.
Entretanto, em uma entrevista recente à revista inglesa Autocar, o responsável pelas áreas de marketing e produto da Toyota no continente europeu, Andrea Carlucci, sugeriu que o Prius poderá ganhar uma sobrevida e alcançar sua 5ª geração em breve.
“O prius continua como um pioneiro quando o assunto é eletrificação e ele deverá manter essa posição. Nós queremos que ele siga na liderança da propulsão híbrida e nós não vamos descartar nosso ícone, mesmo no futuro”, revelou Carlucci.
“Quando nós olhamos para uma determinada região, como a Europa, definimos que por lá deverá ocorrer uma aceleração em relação ao avanço da infraestrutura para pontos de recarga. Porém, globalmente, na medida em que tentamos demonstrar diferentes soluções, nós ainda temos a propulsão híbrida como nosso centro de gravidade”, acrescenta o executivo da Toyota.
Nova proposta
Considerando o ciclo de cada geração do Prius, que gravita em torno de 6 anos, provavelmente a nova geração do híbrido poderá ser revelada no decorrer de 2022.
Segundo apurações da imprensa especializada europeia, a Toyota pode desenvolver uma plataforma específica para a região, que deverá atender pelo nome de “E3” e mesclar elementos das atuais arquiteturas GA-C e bZ. A novidade poderá dar suporte a conjuntos mecânicos elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais.
Também é cogitado que em sua próxima geração o Toyota Prius poderá migrar sua proposta para um SUV, seguindo os desejos do público em diferentes mercados.
Aqui no Brasil, o Toyota Prius foi comercializado a partir de 2013, quando já estava em sua terceira geração. A estreia do novo Corolla com propulsão híbrida flex, contudo, tornou o Prius pouco competitivo por aqui, em especial pelo fato da produção nacional do Corolla tornar seu custo-benefício mais interessante.
A importação do Prius foi encerrada no segundo semestre deste ano, sendo que a Toyota não descarta uma eventual volta do híbrido ao Brasil. Se, de fato, ele ganhar uma proposta diferenciada em sua próxima geração, será algo que poderia viabilizar o retorno do Prius ao país.