Toyota prepara patinete elétrico

Montadora entra na disputa por miniveículo urbano ecologicamente correto com o Winglet

Toyota Winglet | Imagem: Divulgação

Cidadãos de Tsukuba, no Japão, preparem-se. Se você vir um ser estranho deslizando em cima de algo que se pareça com um patinete motorizado, não se preocupe. Deve ser o Winglet, a aposta da Toyota para o segmento dos veículos pessoais urbanos elétricos.

Leve e pequeno, ele está sendo desenvolvido para ser uma opção prática aos habitantes das grandes cidades. Basta uma hora e meia de recarga para a bateria ficar completa, o que rende ao Winglet uma autonomia de uma hora ou quatro quilômetros. Sua velocidade máxima fica em estonteantes 6 km/h.

O Toyota Winglet é fácil de ser manuseado: basta inserir uma chave tipo cartão, apertar um botão e subir em cima. Depois, com a inclinação do próprio corpo, o “piloto” muda a direção do elétrico. Para terminar o passeio, basta apertar o mesmo botão usado para liga-lo que ele controladamente inclina para trás, e então você pode descer.

Veja também: Empresa lança patinete motorizado

O complexo projeto foi iniciado há quase cinco anos atrás e só tem previsão de acabar em 2016. Por menos animador que o desempenho e a autonomia do Winglet pareçam, a expectativa é de aperfeiçoar ambos os quesitos para que o Toyota fique mais rápido e possa ir mais longe com menos recargas. Sem perder a segurança, é claro.

O nicho de veículos elétricos pessoais é algo que tem crescido bastante e chamado à atenção. Após o lançamento do inovador Segway no mercado, várias empresas do ramo automotivo desenvolveram seus protótipos. A Honda mostrou ainda em 2012 seu banquinho motorizado, a Hyundai apresentou seu ovinho elétrico e a GM trabalha no P.U.M.A., o único destes com capacidade para até duas pessoas.