Toyota pode lançar esportivos elétricos com câmbio manual
Patente da marca revela que uma espécie de transmissão manual estaria em desenvolvimento para os esportivos movidos a eletricidade
Carros elétricos geralmente têm apenas uma marcha, ou no máximo duas, já que o funcionamento desses motores é diferente do motor a combustão, cujo torque e potência variam dependendo das rotações do propulsor. Porém, a Toyota parece estar disposta a lançar uma transmissão manual para seus futuros esportivos elétricos.
A informação começou a circular em alguns sites especializados globais. Segundo a página, uma patente da marca japonesa revela que há estudos para um câmbio manual para equipar os esportivos. No entanto, não seria uma transmissão convencional, e sim uma simulada. Dessa forma, até haveria a alavanca e o pedal de embreagem, mas ele nem sempre seria necessário.
Isso porque haveriam três modos de condução para o carro. O primeiro exigiria o acionamento do pedal da embreagem para as trocas serem feitas. Já o segundo dispensaria o pedal, mas exigiria a troca na alavanca de câmbio. Por último, o terceiro modo permitiria o uso automático da transmissão, sem a necessidade do condutor realizar as trocas.
Por enquanto se trata apenas de uma patente da marca, mas esta solução pode ser empregada em uma futura geração elétrica do GR86 ou do Supra, ou até mesmo de algum novo esportivo que esteja nos planos da montadora.