Toyota não descarta uma Hilux híbrida no futuro
Principal executivo da marca na Argentina antecipa alguns passos da empresa na região
Uma entrevista muito interessante realizada pelo Argentina Autoblog foi publicada nesta semana e nos traz algumas informações interessantes sobre a estratégia da Toyota para o médio prazo em nossa região.
Quem foi ouvido pelos colegas do site argentino foi Daniel Herrero, presidente da Toyota para o país vizinho, que fez algumas ponderações bem interessantes sobre o que podemos esperar da marca em breve.
Dentre as considerações reveladas por Herrero está o posicionamento da Toyota em oferecer ao menos uma versão híbrida de todos os seus modelos comercializados ao redor do mundo por volta de 2025.
Já é esperado que a nova geração do Toyota Corolla fabricado no Brasil seja um dos contemplados com a nova orientação da marca, inclusive o Prius está sendo testado com um conjunto propulsor flex em nosso país. Um dado interessante proposto por Herrero, contudo, é que a Hilux também deverá ser beneficiada com um conjunto propulsor híbrido em um futuro não muito distante, mantendo coerência com o novo posicionamento da marca.
Certamente um esquema de propulsão híbrida para a picape poderia não só colaborar com a redução no consumo, bem como dependendo da aplicação que a Toyota escolher também ajudar no sistema de tração integral da picape. O motor elétrico, por exemplo, poderia ser posicionado no eixo traseiro e com isso reduzir alguns elementos que acrescentam muito peso nas picapes convencionais, como é o caso do eixo cardã. Com isso, o conjunto se tornaria bem mais eficiente.
No mundo dos SUVs, Herrero crescentou que não está descartada a importação de uma versão híbrida baseada na nova geração do RAV4 para a Argentina, algo bem plausível de ocorrer também no Brasil. Ao contrário de nosso país, o crossover compacto C-HR será oferecido para os hermanos até o fim deste ano também em uma versão híbrida para justificar o preço mais elevado da novidade. Quando questionada, a Toyota sempre desmente qualquer intenção de importar ou produzir o C-HR, mesmo em sua versão híbrida, aqui no Brasil pelo menos até o momento.
Por fim, com relação ao Yaris brasileiro, a novidade também será comercializada no mercado argentino e Herrero adianta que o modelo terá uma gama bem ampla em nossa região, contemplando carrocerias hatch e sedã. Ainda de acordo com o presidente da Toyota na Argentina, a linha Yaris terá um bom leque de versões, contemplando desde versões básicas até as mais equipadas. O modelo já é comercializado na Argentina, porém importado da Ásia e apenas na versão hatch, o qual foi usado como um laboratório para avaliar a receptividade do público ao modelo. Aqui no Brasil, o Yaris está previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano.