Toyota mostra Yaris com 260 cv e tração integral
Série especial de homologação apresentada no Japão chega ao mercado japonês
Jogando em casa, a Toyota revelou uma interessante versão para a nova geração do Yaris durante o Auto Salon 2020, evento realizado na capital japonesa. Trata-se do GR Yaris, uma versão mais apimentada do pequeno hatch e que mira esportivos compactos como os europeus Ford Fiesta ST e Renault Clio RS. A novidade será feita em números limitados para servir como homologação para a marca entrar em competições de rali. Os preços e o número exato de unidades que serão feitas ainda não foram divulgados.
Vale lembrar que o modelo japonês sobre o qual a novidade se baseia é bem diferente do carro vendido no Brasil e fabricado em Sorocaba (SP). O carro vendido por lá utiliza a plataforma GA-B, a mesma que deve servir de base para um futuro SUV compacto da Toyota.
No entanto, o GR Yaris mescla a porção frontal da plataforma original com a traseira da arquitetura GA-C, usada no Toyota C-HR, o que permite que a novidade voltada para as pistas tenha suspensões independentes nas quatro rodas e tração integral.
Em termos de conjunto mecânico, o Toyota GR Yaris deverá trazer um motor 1.6 turbo a gasolina de três cilindros com 260 cv de potência e nada menos que 36,6 kgfm de torque. Trata-se, pelo menos até o momento, do motor tricilíndrico mais potente do mundo. A única opção de transmissão será manual de seis velocidades. Pesando cerca de 1.280 kg, a Toyota diz que o modelo será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.