Toyota mostra novo protótipo de SUV compacto elétrico
Urban SUV Concept servirá de base para novo modelo mais voltado ao mercado europeu
A Toyota não que ficar de fora da briga entre os SUVs compactos elétricos e revela o protótipo Urban SUV Concept. O modelo conceitual dá pistas de como será a versão produzida em série, com o mesmo porte do Yaris Cross que será vendido no Brasil. Pelo menos por enquanto, o que se sabe é que o novo elétrico está sendo desenvolvido com foco na Europa.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota SW4 Platinum SRX ganha retoques no desenho na linha 2024
- Toyota decide atualizar o Land Cruiser clássico, com foco na robustez
De qualquer forma, o novo SUV elétrico conceitual da Toyota, o Urban Concept, terá versões 4x2 e 4x2, mas todas 100% elétricas. Esse tipo de carro tem sido cada vez mais procurado no mercado europeu e irá completar o gama de utilitários esportivos compactos junto com o Yaris Cross híbrido.
Seguindo o novo padrão de nomenclatura de modelos elétricos da Toyota, a versão que será produzida em série do Urban SUV Concept deverá se cjhamar bz2 ou bz2X e vai concorrer com Jeep Avenger, Ford Puma EV, Opel Mokka Eletric, entre outros na Europa.
A fase de desenvolvimento da versão definitiva do novo SUV elétrico está em um processo acelerado e a Toyota espera revelar o carro que irá ser vendido nas lojas até o final do primeiro semestre de 2024, já que a concorrência no segmento de compactos eletrificados no mercado europeu tem se tornado cada vez mais acirrada.
No Brasil, teremos o Yaris Cross
Fruto de um investimento de R$ 1,63 bilhão nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo, o Toyota Yaris Cross será outro híbrido flex da marca no Brasil. O carro será lançado no segundo semestre de 2024, conforme o presidente da marca no país, Rafael Chang, chegou a comentar, sem dizer o nome do carro, apenas "compaco híbrido-flex".
O Yaris Cross tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e com um entre-eixos de 2,62 m, ou seja, tem porte compatível com a de modelos como Hyundai Creta, Honda HR-V, Volkswagen T-Cross e companhia.
O motor deverá ser o híbrido flex com motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf e um elétrico capaz de gerar 80 cv e 14,4 mkgf. Assim, a potência combinada ficará próxima de 110 cv com câmbio automático CVT. As versões mais em conta do Yaris Cross, porém, contarão com o 1.5 aspirado 106 cv e 14 mkgf de torque máximo, e câmbios manual de 5 marchas ou CVT.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter