Toyota melhora acabamento e conteúdo do Etios 2014

Compacto passa a contar com painel do revestimento laqueado e outros aprimoramentos

Toyota Etios 2014 | Imagem: Divulgação

Quase um ano após lançar a esperada família de compactos Etios e ver sua iniciativa sofrer para emplacar, a Toyota lança nesta semana a linha 2014 do modelo. E com novidades para tentar tirar um pouco da aparência excessivamente despojada do automóvel.

A principal novidade está no painel que nas versões intermediária e top passa a contar um revestimento laqueado, o famoso “black piano”, além de nova iluminação, tudo para dar um ar mais aconchegante ao interior do carro. Maçanetas prateadas e detalhes na cor do veículo completam o pacote.

Por fora, a única mudança é a dos retrovisores, que têm um formato mais atraente. A Toyota optou por não promover nenhuma reestilização prematura para corrigir as deficiências visuais do modelo, mas a montadora já planeja uma evolução nesse sentido para um futuro não muito distante.

A Toyota também reviu o perfil de algumas versões. A intermediária do hatch, XS, que antes usava motor 1.3 agora passa a ser equipada com o 1.5 de 97 cv, ambos flex. Já a versão X ganhou vidros e travas elétricos, além do ar-condicionado já de série.

Vendas sobem, mas devagar

Eclipsado pelo Hyundai HB20 e pelo Onix, da Chevrolet, o Etios começou com o pé esquerdo sua carreira no Brasil no final do ano passado. Projetado inicialmente para o mercado indiano, o compacto chegou ao Brasil com poucos avanços a fim de agradar o público brasileiro, mais exigente. O erro de estratégia fez o Etios patinar nas vendas: enquanto seus rivais emplacavam quase 10 mil carros por mês, o Toyota sofreu para chegar perto de 2 mil carros.

Em 2013, no entanto, as vendas começaram a subir, graças ao lado mais desconhecido e melhor do carro, a mecânica confiável e bom acerto de direção. Até agosto, a versão hatch vendeu em média quase 3 mil carros por mês, ainda longe dos concorrentes, mas um volume mais adequado a maior montadora do mundo. Agora, na linha 2014, o Etios pode começar a dar alguma alegria aos seus criadores, enfim.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise