Toyota inicia expansão de fábrica em SP, de onde sairá o sedã Corolla
Unidade de produção em Sorocaba vai substituir a de Indaiatuba, que será fechada até 2026
A Toyota dá o ponta pé inicial nas obras de expansão da fábrica em Sorocaba (SP), que vai substituir a de Indaiatuba (SP), que será fechada totalmente até 2026. Com isso, a produção do sedã Corolla será transferida, para melhorar a eficiência e reduzir custos. A mudança é um dos frutos do ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030.
VEJA TAMBÉM:
Antes da conclusão da expansão da fábrica em Sorocaba (SP), a parte que já está instalada vai ser responsável pelo início da montagem do Yaris Cross, novo SUV compacto híbrido flex que deverá ser lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2025, de acordo com o site Autos Segredos. Será um dos dois novos modelos que serão fabricados pela Toyota no Brasil nos próximos anos.
Toda linha Corolla também será fabricada em Sorocaba (SP). Existe a possibilidade do sedã ter a nova geração fabricada por lá. No Japão, o carro será lançado em 2026, com versão híbrida plug-in, capaz de rodar até 2.100 km com um tanque de gasolina.
Nova fase da Toyota no Brasil
Imagem: Divulgação
Para issom terá um novo motor 1.5, de três cilindros e está sendo feito em parceria com a Subaru e deve ter ao menos três versões. Para os modelos de entrada, a publicação fala em potência em torno dos 130 cv.
De acordo com o CEO da Toyota para a América Latina, Rafael Chang, "essa nova fábrica representa a expansão das nossas exportações, das nossas vendas internas e, também, a criação de mais de 2 mil novos empregos". O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas também esteve no evento e confirmou que o estado está com R$ 50 bilhões de investimentos novos do setor automotivo, o que inclui Toyota, Volkswagen, GM e GWM.
No caso da expansão da fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) deve terminar no final de 2026, com a previsão de um aumento na capacidade de produção de 100 mil veículos, o que é 50% a mais do que a capacidade atual. Além disso, haverá a contratação de 500 funcionários.
Imagem: Divulgação
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.