Toyota, Hyundai e Honda confirmam carros movidos a hidrogênio para 2015
Modelos são uma alternativa aos elétricos, mas as tecnologias deverão conviver
A Honda, a Toyota e a Hyundai revelaram seus planos de vender, a partir de 2015, automóveis movidos a hidrogênio. O anúncio das montadoras asiáticas vem em um período onde os automóveis elétricos estão ganhando a aceitação do público como uma alternativa de transporte mais ecológica do que os veículos convencionais.
Como serão os carros?
Eles não poluem, seu combustível é praticamente de graça e são silenciosos.
A Toyota anunciou, ainda em 2013, que vai colocar a venda em 2015 um veículo movido a hidrogênio baseado no Prius e no seu conceito FCV-R, mostrado pela primeira vez no Salão de Tóquio, em 2011.
Já a Honda planeja lançar seu veículo com células de hidrogênio baseado no conceito FCX Clarity. Segundo rumores, o automóvel terá um alcance médio de cerca de 500 quilômetros e será vendido na com preços na casa dos US$ 100 mil, cerca de R$ 230 mil.
A Hyundai terá um derivado do Tucson movido com a tecnologia limpa. Com alcance na casa dos 600 km, o modelo precisará de cerca de 10 minutos para abastecer por completo.
Ambos os três futuros modelos serão comercializados em pequena escala, cerca de 1.000 unidades de cada um por ano.
Elétricos ou movidos a hidrogênio?
Mas, se for investir em veículos ecologicamente mais corretos, por que não investir aonde a maioria das empresas automotivas apostam suas fichas, nos elétricos? A resposta para esta pergunta capciosa não é tão simples.
Os veículos movidos a células de hidrogênio tem a seu favor a maior autonomia, cerca de 50% mais do que a maioria dos carros elétricos. Além disso, abastece-los é semelhante a abastecer um veículo convencional, ou seja, é rápido.
Outro ponto positivo é o fato de, segundo anuncio da Toyota, um só carro que trabalhe com essa tecnologia poder gerar energia suficiente para suprir a demanda de uma residência. O motor a hidrogênio é uma espécie de gerador de energia elétrica e pode, em casos de emergência, suprir outros tipos de necessidades.
Do outro lado da moeda, os elétricos oferecem como vantagem o fato deles poderem ser abastecidos, em muitos casos, em qualquer lugar que tenha uma tomada comum. Por sua vez, os veículos movidos a hidrogênio precisam de uma bomba especial, que atualmente não é tão difundida quanto os postos de gasolina.
Cruzar um veículo movido a hidrogênio nos Estados Unidos, por exemplo, é bastante difícil devido à falta de estações específicas de abastecimento, apesar de alguns carros com essa tecnologia terem sido vendidos no país há quase dez anos.
Futuro
O que poderemos ver no futuro é uma espécie de corrida entre os elétricos e os veículos movidos a células de hidrogênio. Países como Japão deverão priorizar o hidrogênio, colocando várias centrais de abastecimento como ferramenta para incentivá-los.
Já os Estados Unidos, por exemplo, tem uma queda pelos elétricos. É lá que fica a única marca do mundo que só fabrica carros elétricos, a Tesla. Além disso, cidades como São Francisco, na Califórnia, servem como exemplo de ecologia exigindo às montadoras que parte da frota vendida na cidade seja ocupada por veículos elétricos.