Toyota Hilux 2021 estreia no Brasil; preços ficam entre R$ 145.390 e R$ 241.990
Picape traz boas evoluções técnicas e retoque no visual; SW4 renovado estreia até o fim do mês
Como já era esperado, a Toyota apresentou nesta terça-feira (17) a linha 2021 da Hilux para o mercado brasileiro. Seguindo o que foi apresentado nos mercados asiáticos, a picape média líder em vendas no segmento traz aprimoramentos visuais, técnicos, de conectividade e também no conteúdo de tecnologia. A rede de concessionárias da marca estará plenamente abastecida com a novidade a partir do próximo dia 26.
As opções mais acessíveis da Hilux 2021, no caso aquelas com cabine simples, seguem com o visual inalterado. Já as carrocerias cabine dupla contam com novos faróis, grade frontal e para-choques, sendo que o traseiro foi reprojetado para facilitar o acesso à caçamba.
A Hilux 2021 na opção mais cara SRX conta com faróis em LED, mesma tecnologia de iluminação aplicada nas lanternas. Já as rodas de liga leve aro 18” das Hilux SRX e SRV possuem novo desenho com acabamento em preto e utilizam pneus 265/60 R18. Nas versões SR e Power Pack as rodas têm aro 17” e são calçadas em pneus 265/65 R17. Vale destacar que a Hilux SR 2021 possui rodas de liga leve, enquanto a configuração Power Pack sai de fábrica com rodas de aço estampado. As outras versões possuem rodas em aço estampado de 17”, porém com pneus 225/70 R17.
Internamente, entre as principais mudanças está o equipamento de áudio agora integrado ao painel. Todas as versões cabine dupla da Hilux 2021 passam a sair de fábrica com central multimídia equipada com os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, sendo que a opção SRX recebe um reforço na qualidade sonora com o acréscimo de duas caixas acústicas JBL no topo do painel.
No campo da segurança, ponto positivo vai para a oferta dos controles de tração e estabilidade desde as configurações cabine simples. Elas também contam com 3 airbags (duplo frontal mais o de joelho para o motorista), bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico, freios ABS, entre outros recursos.
Todas as versões da Hilux 2021 com cabine dupla contam com todos os itens acima e oferecem 7 airbags mais o sistema Isofix para fixação de cadeirinhas. Uma grande melhoria para tornar a Hilux ainda mais interessante no segmento e aprimorar a segurança ativa foi a introdução do pacote Toyota Safety Sense na picape. Ele está disponível apenas na versão topo de linha SRX e engloba o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança involuntária de faixa com correção ativa e o piloto automático adaptativo.
Segundo a Toyota, a experiência ao volante da Hilux 2021 também foi aprimorada. Todas as versões receberam buchas com novo design na junção das molas com o chassi e foram adicionados novos suportes de cabine, que proporcionam maior rigidez lateral e também reduzem o nível de vibrações transmitidas à cabine. Outra melhoria foi a incorporação de uma válvula solenoide no sistema de direção hidráulica, que contribui para respostas mais suaves em baixas velocidades, destaca a Toyota. A Hilux SRX, por sua vez, traz uma melhoria adicional, no caso novos amortecedores de maior diâmetro (30 para 32 mm) com uma calibração especialmente orientada para o conforto.
Entre os motores, nada muda para o 2.7 16V flex, que segue com 163 cv de potência quando recebe etanol. Ele opera somente em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas.
O 2.8 turbodiesel, por sua vez, ganhou 15% a mais de potência e passa a entregar 204 cv. As configurações automáticas da Hilux diesel 2021 contam com um incremento no torque em relação à linha anterior. A força máxima para essa combinação mecânica agora é de 50,9 kgfm a 2.800 rpm, portanto um ganho de 11%. As variantes turbodiesel da Hilux com câmbio manual 6 marchas, no caso a Chassi, Cabine Simples e Standard Power Pack, mantêm o torque de 42,8 kgfm a 3.400 rpm.
O ganho em potência e torque para o motor 2.8 turbodiesel foi possível, explica a Toyota, graças ao uso de um novo turbocompressor com pás da turbina 25% maiores.
Segundo a Toyota, a expectativa é que as versões mais sofisticadas da picape, no caso a SRV e a SRX, respondam por cerca de 60% das vendas. O catálogo SR, por sua vez, deve corresponder por outros 27% dos emplacamentos. Atualmente a Hilux é a líder em vendas na categoria e o seu SUV derivado SW4 também será atualizado até o fim deste mês no Brasil, antecipa a fabricante.
Confira, abaixo, um resumo dos preços para a linha Toyota Hilux 2021:
Hilux 2.7 16V flex 2021
SR 4x2 automática: R$ 145.390
SRV 4x2 automática: R$ 157.490
SRV 4x4 automática: R$ 169.790
Hilux 2.8 turbodiesel 2021
Chassi manual 4x4: R$ 164.790
Cabine simples manual 4x4: R$ 170.790
STD Power Pack manual 4x4: R$ 188.990
SR automática 4x4: R$ 201.790
SRV automática 4x4: R$ 216.990
SRX automática 4x4: 241.990