Toyota GR Corolla chega por R$ 416.990 para fazer frente ao Honda Civic Type-R
Hatch esportivo tem câmbio manual, tração integral e motor 1.6 de 304 cv e vai ser vendido em concessionária exclusiva
Já que os sedãs estão em baixa nas vendas, Toyota Corolla e Honda Civic resolveram brigar entre si com esportivos caríssimos no Brasil. Depois do Civic Type-R, foi a vez da chegada do GR Corolla.
O hatch foi desenvolvido pela divisão de competição da marca japonesa, a Gazoo Racing e tem tudo o que os entusiastas querem em um carro do tipo: câmbio manual, tração integral e um motor 1.6 de 304 cv e 37,7 kgfm que a Toyota utiliza em ralis.
Para chegar a essa potência, o pequeno tricilíndrico de 1,6 litro tem turbo e um sistema de injeção que mescla a entrada direta no cilindro com a indireta. As duas funcionam juntas quando o motor é exigido.
Também tem resfriamento de pistão de jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e uma porta de admissão parcialmente usinada.
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O câmbio manual de seis marchas garante a diversão de quem prefere estar no controle o tempo todo. A tração integral faz o papel de manter a estabilidade do hatch esportivo, o primeiro Corolla com essa carroceria a ser vendido oficialmente pela Toyota no Brasil.
E essa tração pode ser ajustada em um seletor no console. Para situações cotidianas, a condução pode ser ajustada em 60:40 (dianteiro/traseiro). Caso a tocada seja mais esportiva, o equilíbrio pode deslocar-se para trás, com distribuição 30:70. Mas dá para deixar 50:50 por mais estabilidade.
O visual do GR Corolla abandona a sisudez do sedã nacional e fica mais encorpado. Com as bitolas mais largas, os para-lamas do GR tiveram que ser alargados, dando também um visual mais “musculoso”.
Na traseira, se destaca o grande difusor de ar e as três saídas de escape. Elas são controladas por válvulas para reduzir o ruído. Em um trabalho aerodinâmico, segundo a Toyota, o carro ganhou entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô.
O barulho, apesar do escapamento tecnológico, promete ser alto dentro da cabine, já parte do isolamento acústico foi retirado em nome da redução do peso. Neste sentido, ainda, o teto é montado em fibra de carbono.
Salivou aí? Então prepare-se para ler o preço. O Toyota GR Corolla terá apenas 99 unidades neste lote inicial sendo vendidas por R$ 416.990 na versão Core. A Circuit sobe para R$ 461.990 ao acrescentar pinças de freios pintadas, rodas BBS, bancos exclusivos em suede, diferencial com deslizamento limitado e console em black piano.
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Para comprar um, o interessado precisa procurar uma concessionária GR Garage que hoje existem em quatro capitais: São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. As vendas começam nesta semana.