Toyota faz recall gigante por causa de tapete
Cerca de 3,4 milhões de carros da marca são afetados por um problema simples, mas perigoso
Um inusitado recall foi feito pela Toyota nos Estados Unidos, mas que tomou proporções gigantescas devido ao fato de atingir 3,4 milhões da montadora. E a causa parece até inofensiva: um tapete mal fixado.
Cerca de 100 acidentes nos últimos meses chamaram a atenção do NHTSA, órgão responsável pelo trânsito no país e a suspeita recaiu sobre o tapete do motorista, que teria deslizado para a frente e bloqueado o pedal do acelerador na posição máxima. Com isso, alguns motoristas não teriam conseguido frear seus veículos – cinco mortes são atribuídas ao problema.
Sem uma solução definitiva, a Toyota pediu esta semana que todos os donos dos carros envolvidos – o sedã Camry, o carro mais vendido dos EUA, e outros modelos como o híbrodo Prius – que retirem o tapete, não importando a marca.
Há também uma série de instruções caso o proprietário enfrente o problema antes de retirar o tapete. No Brasil, apenas o Camry e o sedã ES 350, da Lexus, são vendidos, mas a Toyota brasileira ainda não divulgou nenhuma recomendação.