Toyota Etios Sedã Platinum mostra a importância de um bom motor

Na versão mais cara da linha, o sedã tenta disfarçar as origens de um projeto de baixo custo
Toyota Etios Sedã 2017

Toyota Etios Sedã 2017 | Imagem: AUTOO

Em maio deste ano, em um dos primeiros testes aqui no AUTOO, mostramos para vocês como o Etios X automático, o carro com este tipo de transmissão mais barato do Brasil, se saiu em nossa opinião. Agora foi a vez da versão topo de linha com carroceria sedã passar alguns dias em nossa garagem.

O que ele traz? Por R$ 68.330, o Etios Sedã Platinum conta com um pacote de série bem robusto. O destaque vai para a presença do revestimento interno de couro e material sintético, sensor de estacionamento (algo bem importante para um sedã do tamanho do Etios), além do o pacote de atualização visual que até o momento é restrito para as versões Platinum e Ready, com nova grade dianteira, novos para-choques, saias laterais e rodas de liga leve aro 15” com design esportivo. Também é um recurso bem legal do Etios Sedã Platinum a boa central multimídia Toyota Play, que oferece TV digital, DVD, navegador integrado, câmera de ré e Bluetooth. Uma peculiaridade, contudo, é que mesmo na versão mais cara o Etios não traz os alto-falantes traseiros, apenas dois na dianteira acompanhados por dois tweeters. Sinais que nos fazem lembrar a origem de baixo custo do modelo.

Como ele se posiciona no mercado? Comparando com o líder e outros modelos de câmbio automático (desconsiderando automatizados como o Renaul Logan), fica até fácil entender porque o Chevrolet Prisma LTZ vende tanto. Com câmbio automático, o sedã custa R$ 64.990 nessa configuração e é o oposto do Etios Sedã em termos de acabamento e design, ambos bem mais modernos e mais trabalhados. Ao Prisma, porém, falta um desempenho mais vigoroso. Já partindo para riviais mais diretos, o Nissan Versa Unique está nas lojas por R$ 67.190 e tem a vantagem de oferecer o eficiente câmbio CVT. Além de mais barato que o Etios Sedã Platinum, ele é tão equipado quanto, com revestimento interno de couro e uma central multimídia bem robusta que inclui GPS. De fato, pelo que oferece, o Etios Sedã Platinum não poderia ter um preço tão elevado.

 
 
Toyota Etios Sedã 2017
 
Toyota Etios Sedã 2017
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Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
 
 

O conjunto motor e câmbio é bom? É muito bom sim! O Etios Sedã é um daqueles raros casos que nos mostra que um motor eficiente pode muitas vezes compensar um câmbio já defasado, como é a transmissão de apenas 4 marchas do modelo. A maior prova é que, com parciais de 12,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina, o Etios Sedã Platinum chega a ser superior no consumo em relação a Prisma LTZ com seu câmbio de 6 velocidades, com médias de 11,9 km/l e 14,7 km/l e o Nissan Versa, que registra 11,6 km/l e 14,1 km/l, respectivamente, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Tudo isso mostra que a revisão promovida pela Toyota no motor 1.5 16V, que já era construído com bloco e cabeçote de alumínio e passou a receber o duplo comando de válvulas variável, ajudou muito o modelo.

Ao volante, como o sedã se comporta? A melhora de 11% no torque e o ganho de 11 cv na potência podem parecer pouco, mas o motor 1.5 aperfeiçoado, um dos detaques do Etios 2017, cumpre a função de movimentar o sedã com competência. Ao contrário do Prisma, se você anda com o Etios Sedã carregado não vai sentir uma falta de fôlego nas subidas ou em algumas ultrapassagens. Como tem pouco mais de 48 cm no comprimento e relação ao hatch, uma das medidas necessárias para oferecer um porta-malas com 562 litros, o Etios Sedã transmite esse peso da carroceria extra para as mãos do motorista. É nítido como você sente a traseira do Etios Sedã bem mais pesada, uma característica que você acaba se acostumando. Nas reações, por sua vez, o Etios Sedã é um carro neutro, com a direção elétrica bem calibrada. O câmbio não oferece a possibilidade de trocas sequenciais, porém estão tão bem entrosado com o motor que não se mostra algo muito necessário.  

 

Toyota Etios Sedã Platinum 2017

  • Resumo

    Preço

    R$ 68.330

    Categoria

    Sedã compacto

    Rivais

    Nissan Versa, Chevrolet Prisma

    Vendas em 2015

    25.889 unidades

  • Mecânica

    Motor

    1.5 16V flex

    Potência

    107 cv (E) / 102 cv (G) a 5.600 rpm

    Torque

    14,7 kgfm (E) / 14,3 kgfm (G) a 4.000 rpm

    Transmissão

    Automática, 4 marchas

  • Dimensões

    Medidas

    4,26 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos

    Peso

    1.008 kg

    Porta-malas

    562 litros

 

E o espaço interno? Modelos pensados para atender o uso familiar, Etios Sedã e companhia tem por obrigação acomodar com conforto ao menos quatro adultos e suas bagagens com folga. Nesse ponto, o Etios Sedã é irreparável. Talvez só o Nissan Versa entregue mais espaço no banco traseiro, porém ninguém poderá reclamar de aperto a bordo do Toyota. Na guerra dos porta-malas, que começou cedo no segmento, o Etios Sedã também é quase imbatível. Só nos chamou a atenção negativamente uma certa dificuldade de abrir a tampa do compartimento, que parecia não muito bem encaixada.

Vale a pena optar pelo Etios Sedã Platinum? Ele é caro, mas o Etios Sedã Platinum é um modelo de muitas qualidades e vale a pena a escolha. Apesar do custo de aquisição elevado, ao menos a Toyota tem um dos planos de manutenção mais camaradas do mercado, o que ajuda. Apesar de bem equipado, talvez quem faça questão de um design mais caprichado e um habitáculo que não lembre o de um carro de entrada possa se decepcionar um pouco com o modelo, voltado claramente a um público mais racional. Se esse é o seu caso, é só escolher sua cor preferida e levar para casa.

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