Toyota está ''de olho'' em Maverick e Santa Cruz e pode considerar uma picape intermediária
Fabricante japonesa pode investir na categoria, aponta agência de notícias norte-americana
Mesmo mantendo a tradicional postura discreta e sempre muito bem planejada das marcas orientais, a Toyota não esconde o fato de que está monitorando com atenção a enorme aceitação que as picapes intermediárias estão conseguindo nos EUA.
Em reportagem recente do Automotive News, o responsável pela divisão norte-americana da fabricante japonesa, Jack Hollis, não escondeu que a Toyota está “de olho” no segmento, em especial pelo alto volume de vendas que modelos como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz vêm registrando por lá.
Segundo Hollis, entretanto, não há uma previsão de quando a Toyota poderia entrar na categoria.
Amparada sobretudo por um preço inicial extremamente competitivo, abaixo dos US$ 20 mil, a Ford Maverick conseguiu conquistar em grande parte o público jovem e fez a marca norte-americana até mesmo suspender novos pedidos do modelo no começo deste ano por conta da alta demanda inicial.
Fator preço
Apenas como comparação, a atual picape de entrada dentro do portfólio da Toyota nos EUA é a Tacoma, que conta com preço sugerido partindo de cerca de US$ 27 mil. A Tacoma, entretanto, atua em uma segmentação muito mais próxima à de Ford Ranger e Chevrolet Colorado do que Maverick e Santa Cruz.
Outro ponto em que uma picape intermediária seria particularmente interessante para a Toyota diz respeito ao aumento de sua participação de mercado entre as picapes de maneira geral, categoria muito relevante nos EUA e que a Toyota ainda não conseguiu estabelecer uma posição de destaque, ao contrário do que ocorre entre os SUVs (com o RAV4) e automóveis de passeio (com o Corolla), por exemplo.
Segundo analistas do setor ouvidos pelo Automotive News, é provável que a Toyota inicie, em breve, seus estudos sobre a viabilidade técnica e comercial para o desenvolvimento de uma picape intermediária. Vamos acompanhar.