Toyota e Subaru vão desenvolver carros elétricos em conjunto

Japonesas anunciam a criação de modelos de médio e grande porte e um SUV
O Crosstrek Hybrid já é um modelo beneficiado pela parceria entre Subaru e Toyota

O Crosstrek Hybrid já é um modelo beneficiado pela parceria entre Subaru e Toyota | Imagem: Divulgação

Desde 2005 as japonesas Toyota e Subaru mostram que estão em um namoro sério. Reconhecidas mundialmente pela fama de qualidade e rebustez de seus veículos, as duas marcas realizam desde então um acordo de colaboração comercial que deu origem a frutos interessantes, como o cupê Toyota 86 e o Subaru BRZ.

Agora as duas fabricantes querem avançar em seu relacionamento com um anúncio relevante. As duas empresas divulgaram, no último dia 6, “que irão desenvolver conjuntamente uma plataforma dedicada a veículos elétricos a bateria (BEVs) de médio e grande porte e um SUV BEV para venda sob a marca própria de cada empresa”, explica a Toyota em comunicado.

“A indústria automotiva está no meio de um período de transformação profunda que ocorre uma vez em cada século. Começando com as respostas ao acrônimo que vem dominando a indústria automotiva atualmente – CASE, que significa Conectividade, Direção Autônoma ou Assistida, Nova Mobilidade ou Compartilhamento de Carros, e Eletrificação, a Toyota e a Subaru se encontram diante da necessidade de condução do desenvolvimento tecnológico com um senso de velocidade em um amplo espectro de iniciativas. Baseando-se em seus laços de colaboração, o novo acordo anunciado representa uma nova área de colaboração que se concentra especialmente na necessidade urgente de responder ao domínio "E" do CASE, ou seja, conjuntos de motorização e componentes eletrificados”, acrescenta a Toyota.

As empresas não deram previsão de quando os primeiros modelos oriundos da plataforma que será desenvolvida em conjunto chegarão ao mercado, mas adianta que ela poderá figurar em sedans e SUVs. A ideia das marcas é aproveitar os pontos fortes de cada uma, no caso aplicando o know-how das tecnologias de tração nas quatro rodas da Subaru em conjunto com as tecnologias de eletrificação de veículos da Toyota.

“Após este acordo com a Toyota, a Subaru agora mudará seus recursos de desenvolvimento de BEVs para este novo projeto conjunto. Dentro desta nova estrutura, a Subaru continuará seus esforços para criar um atraente utilitário esportivo para os nossos clientes, melhorando as eficiências em termos de engenharia, desenvolvimento, compras e outras áreas através do novo projeto conjunto”, declarou a Subaru em comunicado.

 

Conjunto mecânico do Subaru Crosstrek Hybrid utiliza elementos da Toyota
Conjunto mecânico do Subaru Crosstrek Hybrid utiliza elementos da Toyota
Imagem: Divulgação

 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise