Toyota e Maruti Suzuki iniciam produção de SUV rival do Creta na Índia
Fabricação experimental do modelo já teve início na Índia, mas as vendas só devem começar no fim do ano
O futuro SUV feito em conjunto por Toyota e Maruti Suzuki já teve a produção experimental iniciada na Índia. Pensado para ser um rival do Hyundai Creta no mercado indiano, o modelo deverá ser revelado entre os meses de junho e julho, com início das vendas no país esperado para o fim deste ano.
A novidade também deverá se destacar pela presença de um conjunto propulsor híbrido mais robusto.
O utilitário esportivo será produzido na fábrica da Toyota em Bidadi, na Índia, fornecendo também as unidades para a Maruti Suzuki.
O projeto foi desenvolvido sobre a arquitetura DNGA da Toyota, uma plataforma modular global para veículos mais acessíveis. Para reduzir os custos, Toyota e Suzuki também vão unir esforços para buscar uma redução dos custos de peças negociando com os melhores fornecedores de cada marca.
O curioso é que as duas marcas optaram por não oferecerem versões a diesel para o SUV inédito.
Na Índia, essa motorização ainda é bastante popular, mesmo no segmento dos utilitários compactos.
No entanto, ao oferecer um modelo híbrido, a aposta é convencer o consumidor a investir em uma tecnologia mais sustentável e com boa autonomia.
Visual diferente
Conforme as projeções da Autocar India apontam, os dois modelos deverão ter diferenças em seus visuais. Cada um receberá um desenho característico de sua marca, mas o modelo da Toyota deverá ter um acabamento mais refinado, com direito ao uso de LED na iluminação.
Mesmo assim, a tendência é que as duas versões sejam bastante equipadas, tendo grandes centrais multimídias, teto solar e assentos com sistema de refrigeração.