Toyota diz terá nova geração de elétricos com mais de 1.280 km de autonomia

Além disso, fabricante acredita que modelos ficarão até 40% mais em conta
Um dos protótipos de modelos elétricos da Toyota que farão parte de uma nova geração

Um dos protótipos de modelos elétricos da Toyota que farão parte de uma nova geração | Imagem: Divulgação

A Toyota prepara uma nova geração de baterias que serão capazes de levar a uma autonomia acima de 1280 km e que serão 40% mais em conta, assim que começarem a estar disponíveis, dentro de três anos. Também serão adotados diferentes tipo de motores que vão de adequar a vários modelos, conforme as necessidades dos clientes, diz a fabricante.

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Os modelos que utilizarão estas baterias – que representarão entre 1,7 milhão dos 3,5 milhões de BEVs que a Toyota espera vender globalmente até 2030 – também serão concebidos para serem mais leves e aerodinâmicos que modelos atuais.

A chave para melhorar a aerodinâmica serão baterias mais planas. A Toyota disse que reduzir a altura da bateria é um fator chave para melhorar a eficiência, porque isso, por sua vez, permite um design mais baixo e mais aerodinâmico que reduz o arrasto.

No SUV elétrico bZ4X atual, a bateria tem cerca de 150 mm de altura, mas será reduzida para 120 mm nos modelos da próxima geração, que utilizarão  baterias de estado sólido ao invés de líquido, que poderão ser recarregadas 10 a 80% em 10 minutos por meio de um carregador rápido, em comparação com os 20 minutos atualmente.

Isso significa que  baterias de estado sólido  poderão aumentar bastante a autonomia dos modelos elétricos sem incorrer em penalidades de tamanho ou peso. Eles também alcançam a mesma faixa com um peso significativamente reduzido.

A Toyota também disse que o sucessor elétrico do supercarro Lexus LFA  – mostrado em forma de conceito no Festival de Velocidade de Goodwood do ano passado – provavelmente usará uma bateria de estado sólido. O carro também contará com uma caixa de câmbio manual personalizada para torná-lo mais envolvente de dirigir, o que será a primeira vez em um EV de produção em massa. 

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Redação

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