Toyota Corolla muda no Japão e troca motor turbo por aspirado
Modelo mais vendido da marca no mundo também ganhou versão híbrida aprimorada
Carro mais global da história da Toyota, o Corolla não tem o mesmo prestígio em sua terra natal, o Japão. Mesmo assim o modelo conta com uma família bastante ampla, com direito a versão hatchback, perua e o clássico sedã. Nesta segunda-feira, 3, os três foram apresentados pela montadora com novidades estéticas e mecânicas para o mercado japonês.
Ao contrário da versão europeia, cujo facelift foi mostrado em junho e deve ser estendido ao Brasil, o Corolla japonês tem algumas diferenças. O visual, com luzes de LED em formato de “Y” e um para-choque cheio de personalidade, parece até mais bem resolvido que o modelo ocidental.
A traseira, por sua vez, repete a solução da régua metálica cruzando a tampa do porta-malas mas com um desenho próprio. Por dentro, no entanto, o painel é um item “global”, com a enorme tela multifunção elevada de 12,5 polegadas e um painel digital sem grandes ousadias.
Adeus, turbo
É na parte mecânica, contudo, que o Corolla japonês tem mais a dizer. A primeira novidade é que o motor 1.2 turbo de quatro cilindros (116 cv) foi substituído por um propulsor de três cilindros 1.5 aspirado, com 120 cv, isso nas versões sedã e perua.
O hatchback tem uma opção mais forte, um 2.0 aspirado com 170 cv e câmbio de dupla embreagem. Em compensação, perua e sedã oferecem uma versão hibrída que usa um motor 1.8 a gasolina de 98 cv, mas que passou a contar um motor elétrico mais potente, com 95 cv.
Segundo a Toyota, o Corolla híbrido passa a contar com respostas mais ágeis e está também mais silencioso já que o motor a gasolina é menos necessário. Há ainda uma versão com tração E-four, que acrescenta um motor elétrico no eixo traseiro de 41 cv.
A versão de entrada do sedã, com motor 1.5, sai por 1,99 milhão de ienes, algo como R$ 72 mil numa conversão direta.