Toyota Corolla e outros 5 sedãs usados que custam um Citroën Basalt 0 km

SUV com jeito de cupê da marca francesa chega ao Brasil, mas preço faz pensar em modelos seminovos como alternativa
Toyota Corolla

Toyota Corolla | Imagem: Divulgação

Depois de muitas expectativas, o SUV cupê Citroën Basalt foi lançado no Brasil com o preço promocional de R$ 89.990 para a versão mais simples Feel, dotada de motor flex 1.0 aspirado de até 75 cv.

Além dessa, há ainda a Feel Turbo 200 (R$ 96.990) e Shine Turbo 200 (R$ 104.990), ambas com motor flex, sobrealimentado, que gera no máximo 130 cv. 

VEJA TAMBÉM:

Mas, além disso, o mais novo modelo da marca francesa chega com fortes atributos para cativar a clientela como design esportivo e excelente aproveitamento de espaço interno. O destaque vai para o porta-malas com 490 litros, digno de sedãs. 

Porém, se ainda resistir à moda dos SUVs cupês, separamos 5 sedãs seminovos que superam o Basalt em espaço e com preço mais em conta. A grande vantagem é que por menos do que é cobrado pelo recente lançamento da Citroën, há boas opções de seminovos com garantia de fábrica ainda.

É o caso dos sedãs das marcas Chevrolet (a partir do ano-modelo 2021), Fiat (a partir do ano-modelo 2021), Hyundai (a partir do ano-modelo 2019), Toyota (a partir do ano-modelo 2019) e Volkswagen (a partir do ano-modelo 2021).

Confira abaixo 5 sedãs usados pelo mesmo preço (ou até menos) que um Basalt 0 km.

 1 - Chevrolet Onix Plus - até R$ 89 mil

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus vai mudar em 2025, mas há como encontrar um seminovo bem equipado 
 Imagem: Divulgação

Assim como o Onix hatch que se consagrou no segmento de hatches mais vendidos, a sua derivação sedã não ficou para trás. No último balanço da Fenabrave, ele ocupa a segunda posição entre os sedãs mais emplacados. Batizada de Onix Plus, há versões com motor aspirado 1.0, de três cilindros, de até 82 cv e turbo 1.0 de até 116 cv

Fora isso, o sedã é reconhecido pela alta confiabilidade na marca, bom nível de equipamentos, e claro, no bom espaço interno. O porta-malas, por exemplo, comporta 500 litros, 10 l a mais em relação ao do recém-chegado Basalt. 

Portanto, por menos de R$ 89.990 pedidos pelo SUV cupê da Citroën, o Plus pode entregar um pouco mais por menos. Os preços começam em R$ 55 mil para o ano/modelo 2019/2020 e podem chegar a R$ 89 mil na versão topo de linha.

2- Fiat Cronos - até R$ 85 mil

Fiat Cronos 2021
Fiat Cronos tem porta-malas de 525 litros e versões com câmbio manual ou automático
Imagem: Divulgação

O Fiat Cronos chegou em 2018 importado da Argentina, com motores 1.3 e 1.8, mas em 2023 passou a vir com propulsor mais econômico 1.0 com seis válvulas aspirado de até 75 cv, sempre associado à transmissão manual de cinco velocidades.

O sedã da marca italiana não mudou até então e tem o maior porta-malas da categoria (525 l). Por este motivo, ele pode ser a saída para quem resiste ao cheirinho de carro novo, e prefere pagar menos para poder levar um sedã estiloso e com porta-malas mais generoso. Os preços médios do sedã variam de R$ 60 mil a R$ 85 mil, conforme o ano, modelo e versão.

Outra vantagem está no conforto a bordo, além da boa reputação no mercado de usados, mecânica confiável e acessível, manutenção barata e ampla rede de autorizadas.

3 - Hyundai HB20S - até R$ 88 mil

Hyundai HB20S 2021
Hyundai HB20S tem conjunto mecânico eficiente, principalmente com motor 1.0 turboflex
Imagem: Divulgação

Outro sedã bastante querido entre os brasileiros, o HB20S reúne bom nível de equipamentos, acabamento e boa fluidez no mercado de usados. Além dessas vantagens, o motor 1.0 12V turbo e a transmissão manual de seis velocidades - estreados no mercado em 2016 - faz dele mais esperto para o dia a dia; são até 105 cv!

Como estamos falando de sedãs baratos e mais vendidos, o Hyundai HB20S dá as cartas oferecendo o que tem de melhor: o espaço interno. Graças aos 4,23 m de comprimento - 33 cm a mais ao hatch, o porta-malas tem 475 litros, 175 l a mais em relação ao HB20 hatch.

Tudo bem que perde em 15 litros para o Basalt, mas a pouca diferença compensa nos 5 anos de garantia que a Hyundai dá para os modelos 0 km (contra 3 anos da Citroën).

Trocando em miúdos, adquirindo um seminovo ainda terá o benefício da garantia. Seus preços médios no mercado de usados começam em R$ 65 mil podendo chegar a R$ 88 mil, conforme o ano/modelo e versão.

4 - Toyota Corolla - a partir de R$ 70 mil


Toyota Corolla
Toyota Corolla versão XEi de 2014 vemcom câmbio CVT bem acertado entre os equipamentos
Imagem: Divulgação

Assim como o seu rival direto Honda Civic, o Toyota Corolla é o tipo de sedã para se comprar de olhos fechados. Robustez, conforto, bem equipado e bom espaço a bordo, não há quem resista. São décadas de história no Brasil e um dos carros mais vendidos do mundo.

Partindo como exemplo a 11ª geração, ela ficou mais moderna, mais equipada contando com câmbio CVT Multi-Drive e sete airbags de série, entre outros atributos. Ah, e claro, não podemos nos esquecer do amplo espaço do habitáculo e do porta-malas, que foi mantido em 470 l.

Dos sedãs mais vendidos é o que oferece o menor compartimento deles, no entanto, o Corolla traz conforto ímpar.

Produzido em Indaiatuba (SP), o sedã chegou em 2014 equipado com propulsor 1.8 flex de até 144 cv, no caso da versão de entrada GLi, além do 2.0 de 154 cv, presente na intermediária XEi e topo de linha Altis. Seus preços começam em R$ 70 mil.

5 - Volkswagen Virtus - até R$ 85 mil

Volkswagen Virtus
Volkswagen Virtus tem espaço de sedã médio de pouco tempo atrás 
Imagem: Divulgação

Feito sobre a plataforma modular MQB - a mesma do Polo -, o Volkswagen Virtus chegou no início de 2018 e já conquistou a pontuação máxima (com cinco estrelas) em testes de impacto do Latin NCAP. 

Em relação ao hatch, o Virtus conta com uma distância de entre-eixos de 9 cm a mais (2,65 m), o que na prática favorece o espaço aos passageiros de trás e também ao generoso porta-malas de 521 litros. Além de bem equipado, em 2018, o sedã da Volkswagen oferece segurança, boa estabilidade e bom espaço interno.

Unidades seminovas fabricadas entre 2019 e 2021 podem ser achadas por preços médios de R$ 65 mil e R$ 85 mil, respectivamente, dependendo da versão. Na versão 1.6 aspirada e câmbio manual de cinco marchas,  rende até 117 cv e na 1.0 turbo, são até 128 cv.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

 

 

Toyota Corolla

Toyota Corolla

Toyota Corolla

Toyota Corolla

Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise