Toyota Corolla é o rei dos campeões em economia de combustível no Brasil
Na lista de sedãs, o híbrido consegue rodar 18,5 km com um litro de gasolina na cidade, segundo dados atualizados do Inmetro. Veja outros modelos econômicos
Se você curte sedãs, mas sua prioridade é ter um modelo que não gasta muito combustível, está com sorte. Há veículos novos no mercado que estão entre os que mais pesam pouco no bolso.
Neste artigo mostramos os cinco sedãs mais econômicos do Brasil com base na última atualização do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
VEJA TAMBÉM:
A lista tem de modelos híbridos como o imbatível Toyota Corolla Hybrid a carros convencionais e mais em conta.
Gostou? Então se liguem quais foram os outros modelos que fizeram bonito na economia.
5º- Honda City 1.5 16V Flex CVT
Imagem: Divulgação
A atual geração do City Sedan lançada em 2021 ficou maior com 4,54 metros de comprimento e 1,74 m de largura, ante os 4,45 m e 1,69 m da sua antecessora, mas o nicho para bagagens ficou menor.
São 519 litros (eram 536 l no antigo), mas ainda é referência entre os concorrentes médios. Além de ter um dos melhores aproveitamentos de espaço da categoria, o City traz motor flex de 126 cv (abastecido com etanol ou gasolina) para todas as versões.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O Honda City é vendido com valor inicial de R$ 115.300 para a LX e chega até R$ 140.500 na Touring. Desde o modelo de entrada, já há sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, controle de áudio no volante, sistema start stop, câmera de ré, assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partidas em aclive (HSA) entre outros recursos de segurança.
Consumo
Etanol: 9,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
Gasolina: 13,1 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada)
Consumo energético - 1,53 MJ/km
4º- Hyundai HB20S 1.0 12V Flex MT (5 marchas)
Imagem: Divulgação
O sedã Hyundai HB20S surgiu em 2013 com os mesmos predicados do hatch HB20, porém com o “plus” do porta-malas mais generoso: 450 contra 300 litros. Afinal, são 33 cm a mais (4,23 metros) no comprimento em relação à versão hatch (3,90 cm).
Oferecido em seis versões, a mais simples Comfort Plus 1.0 MT está equipada com propulsor aspirado de três cilindros de até 80 cv e câmbio manual de cinco marchas e é vendida por oferecida por R$ 97.690. Já a topo Platinum Plus 1.0 TGDI AT, dotada de unidade tricilíndrica turbo de até 120 cv associada à transmissão automática de seis velocidades é oferecida por R$ 127.990.
Desde a mais simples, já tem acendimento automático dos faróis, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com limitador de velocidade e muito mais.
Consumo
Etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada)
Gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
Consumo energético - 1,49 MJ/km
3º- Fiat Cronos 1.0 6V Flex MT (5 marchas)
Imagem: Divulgação
Sucessor do Grand Siena, o Fiat Cronos apareceu em 2018 como uma alternativa maior ao hatch Argo, do qual deriva. É feito sobre a mesma plataforma que deu origem aos SUVs Pulse e Fastback. O compartimento de 525 litros é o maior desta lista e deixa muito SUV grande morrendo de inveja. São 4,36 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 2,52 m de entre-eixos e 1,50 m de altura.
Seus preços variam de R$ 95.990 a R$ 114.990. Todas já vêm de série com sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida (Hill Holder), central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de reconhecimento por voz, direção elétrica progressiva, monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS), entre outras comodidades.
Consumo
Etanol: 9,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)
Gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada)
Consumo energético - 1,47 MJ/km
2º- Chevrolet Onix Plus 1.0 12V Flex MT (6 marchas)
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Onix Plus surgiu em 2019 para substituir o Prisma, mas este ainda foi mantido como sedã de entrada (Joy Plus).
Seguindo os mesmos passos do irmão hatch Onix, o Onix Plus apostou nos mesmos pontos fortes que consagraram tais como equipamentos, robustez mecânica, conforto e espaço interno bem aproveitado. No sedã, o porta-malas comporta excelentes 469 litros, ou quase 200 l a mais que o hatch (275 l). Na versão de entrada traz motor aspirado 1.0 de três cilindros que junto ao câmbio manual de seis marchas rende até 82 cv de potência.
Começando em R$ 101.590, o Onix Plus já vem bem recheado com seis airbags, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA") e por aí vai…
Consumo
Etanol: 9,3 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada)
Gasolina: 12 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada)
Consumo energético - 1,42 MJ/km
1º- Toyota Corolla 1.8 16V Hybrid CVT
Imagem: Divulgação
Com um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba, em setembro de 2018, a Toyota anunciou o Corolla Hybrid como o primeiro carro flex híbrido fabricado no Brasil.
O sedã da marca nipônica está equipado com motor 1.8 flex de até 101 cv que junto ao elétrico de 72 cv, traz a potência combinada de até 122 cv em parceria com o câmbio automático do tipo CVT.
Partindo de R$ 187.790, o Toyota Corolla na versão Altis Hybrid já traz ar-condicionado automático digital, smart entry e push start, central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay, painel digital TFT de 12,3 polegadas, além, é claro dos inúmeros itens de segurança.
Dentre eles, podemos destacar: 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e TSS (Toyota Safety Sense) com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, entre outros itens.
Consumo
Etanol: 12,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada)
Gasolina: 18,5 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
Consumo energético - 1,21 MJ/km