Toyota Corolla Cross vietnamita está mais próximo do brasileiro
Depois do lançamento na Tailândia, utilitário esportivo mostra adaptações a diferentes mercados. Novidade deve estrear no Brasil em 2021
No início de julho, a Toyota revelou para o mundo o Corolla Cross, novo SUV de porte médio e que é feito a partir da mesma plataforma do sedã que lhe empresta o nome. Enquanto a marca não confirma (nem nega) sua chegada ao Brasil, o Toyota Corolla Cross pode desembarcar por aqui já a partir de 2021 como resultados de investimentos recentes da empresa em suas linhas de montagem em Sorocaba (SP).
Saiba mais: veja o que esperar do Toyota Corolla Cross no Brasil
Porém, pela estreia inicial ter ocorrido na Tailândia, apenas modelos com a direção do lado direito tinham sido vistos até agora. Além disso, o Corolla Cross aparentava ter sido moldado bem ao gosto daquele mercado asiático. Contudo, o novo SUV da Toyota também estreou no mercado vietnamita, onde mostrou um visual diferenciado.
As principais diferenças entre o Corolla Cross tailandês e aquele apresentado no Vietnã estão especialmente em itens como apliques extras na grade frontal, moldura dos faróis de neblina, para-choque traseiro e tampa do porta-malas. Nos versões tradicionais os apliques são cromados, enquanto nas configurações híbridas as peças são pintadas de azul. No interior, a cabine exibiu pela primeira vez o volante à esquerda, como chegará ao Brasil.
Vale lembrar que a plataforma que equipa os Toyota Corolla e Corolla Cross é modular. Na Ásia, por exemplo, optou-se por dar ao SUV uma distância entre-eixos ligeiramente menor na comparação com o sedã. O Corolla tradicional também conta com suspensão traseira independente, enquanto o Cross de lá é equipado com barra de torção no eixo posterior.
Enquanto não se confirma se a estratégia adotada na Ásia será usada também no Brasil, o novo Toyota Corolla Cross já mostrou que tem uma plataforma extremamente flexível, podendo moldar seus detalhes externos, internos e de estrutura conforme o gosto de cada mercado. Por aqui, oferecer o SUV sendo menor que o sedã poderia gerar estranheza. Em termos de preço, os Tailandeses pagam o equivalente a R$ 157,7 mil nas versões de entrada, valor que chega a cerca de R$ 197,2 mil, sendo ligeiramente superiores ao do sedã. Essa estratégia deve se manter por aqui.
Voltando ao modelo apresentado na Ásia, os dados de medidas e motorização não mudaram. Tailândia e Vietnã recebem o novo Toyota Corolla Cross com 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,64 m de entre-eixos (o sedã tem 2,70 m nesta última dimensão). A motorização também é a mesma, formada por um 1.8 auxiliado por sistema híbrido ou um 1.8 tradicional.